O frio proporciona chuva de iguanas na Flórida
Fenômeno climático é o responsável por iguanas estarem caindo das árvores
A Flórida chegou ao natal mais frio dos últimos anos e surpreendeu diversos turistas ao perceber que estava tendo uma chuva de iguanas. As iguanas são répteis que possuem hábitos arborícolas, e com a chegada das baixas temperaturas provenientes do inverno no hemisfério norte, muitas delas acabaram caindo das árvores. Entenda melhor a respeito do fenômeno no decorrer deste artigo.
Leia mais: 8 dicas de como secar as suas roupas no frio
O fenômeno que fez as iguanas caírem
No natal, Miami chegou a baixíssimas temperaturas de até 6° C, algo que não era visto desde o ano de 2010. Com o frio ártico chegando e temperaturas tão baixas, turistas canadenses e do norte dos Estados Unidos que buscam o estado da Flórida como um destino mais quente se surpreenderam ao se deparar com temperaturas tão baixas. Porém, o frio não atingiu só os turistas, como também os animais, como, por exemplo, as iguanas.
O frio que chegou no hemisfério Norte acabou deixando as iguanas em um estado catatônico de paralisia temporal, e por isso, o réptil que possui hábitos arborícolas, está literalmente caindo das árvores.
Então, sempre que as temperaturas baixam muito em Miami, é comum presenciarmos portais de metrologia avisarem sobre o risco da queda de iguanas.
Estado de hibernação letárgica
Por ser um réptil de sangue frio, a temperatura do ambiente influencia diretamente no funcionamento do corpo das Iguanas, por isso quanto mais frio está o lugar, menor o fluxo sanguíneo e funcionamento dos seus órgãos, o que consequentemente as fazem entrar em um estado de letargia e assim acabam hibernando.
Essa é a maneira que esses répteis encontraram para sobreviver às temperaturas tão baixas. Então, sempre que o frio chega no hemisfério Norte, as Iguanas por serem répteis que vivem em árvores, elas inevitavelmente entram em hibernação e caem de onde estiverem. Quando elas atingem esse estado, elas assumem uma cor mais acinzentada e olhos mais fundos.
As iguanas estão mortas?
É importante ressaltar que elas estão apenas paralisadas temporariamente, portanto assim que o seu corpo for aquecido, elas irão rapidamente acordar e é aí que está o perigo dessa chuva de Iguanas. Afinal, elas são animais selvagens e quando saem desse estado, normalmente se sentem ameaçadas, o que pode ser bastante perigoso, pois elas podem facilmente atacar qualquer um.
Portanto, se um dia você estiver andando por aí e eventualmente encontrar uma Iguana em estado de hibernação letárgica, nunca a pegue para dentro da sua casa visando aquecê-la, pois isso pode acabar sendo mais perigoso do que imagina.
Comentários estão fechados.