Google Acadêmico oferece truques que poderão facilitar e refinar a sua pesquisa
Na hora de fazer seus trabalhos acadêmicos há uma dificuldade para encontrar fontes de pesquisas? Veja os truques do Google Acadêmico.
A cada dia que passa a internet vem se tornando uma ótima ferramenta de pesquisas para os estudantes. O Google Acadêmico, por exemplo, é uma plataforma diferente do Google padrão que fornece publicações de repositórios de editoras, universidades ou sites acadêmicos para os alunos que pretendem enriquecer seus trabalhos acadêmicos. Conheça alguns truques importantes.
Veja como o Google Acadêmico pode te ajudar na hora das pesquisas
Confira abaixo os 6 principais truques utilizados no Google Acadêmico:
1. Use o recurso “Citar” para gerar referências
É possível automatizar a elaboração de referências bibliográficas. Basta clicar na opção “Citar” e uma janela pop-up se abrirá com as referências dos artigos com as normas da ABNT já aplicadas. Além disso, esse recurso inclui links para exportar os dados no arquivo BibTeX.
2. Aproveite a opção “Citações” para fazer busca reserva
Se você deseja consultar outros artigos, teses ou dissertações basta selecionar “Citado por” que aparecerão citações da publicação em questão. E para não encontrar apenas referências iguais, é possível verificar os trechos que já foram mencionados.
3. Expanda sua pesquisa com o recurso “Artigos Relacionados”
Para encontrar outras pesquisas relacionadas sobre o assunto, você poderá usar o recurso “Artigos relacionados”. O acesso se encontra abaixo do resultado desejado, e, então, você terá acesso a outras listas de publicações.
4. Crie alertas sobre o tema da sua pesquisa
O Google Acadêmico também poderá te alertar sobre os tópicos que poderão ser mais interessantes para você. Os avisos chegarão por e-mail toda vez que o Google encontrar algum artigo relacionado à palavra-chave que você colocou. Por isso, basta habilitar a opção “Criar Alerta”.
5. Organize a sua biblioteca com etiquetas
Você pode salvar artigos na sua biblioteca. Para isso, você precisa clicar na opção “Lista de leitura” e finalizar com o botão “Concluído”. Posteriormente, quando você desejar acessar todos os documentos salvos, basta ir à opção “Minha Biblioteca”.
6. Use a pesquisa avançada
Através dessa ferramenta, é possível oferecer filtros para obter um resultado ainda mais assertivo. Ele é ideal para às pessoas que já sabem exatamente o que desejam pesquisar e não querem perder tempo lendo vários artigos desnecessários.
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