Os 4 sinais de fezes não saudáveis, segundo médico do intestino
Há movimentos intestinais que podem ser prejudiciais à saúde.
Um médico gastroenterologista revelou quatro sinais de que você pode estar tendo movimentos intestinais prejudiciais, baseados na quantidade de vezes que você faz cocô ou até mesmo na cor dele. A seguir veja os sinais de que tem algo de errado com a sua saúde segundo as suas fezes.
Gastroenterologista detalha sinais de irregularidade na sua saúde através das fezes
A gastroenterologista Roshini Rajapaksa, da NYU Langone Health e autora do best-seller Gut Renovation Unlock The Age-Defying Power Of The Microbiome To Remodel Your Health From The Inside Out, detalhou que é possível avaliar o seu estado de saúde através de suas fezes.
Ganhos de peso e o estado emocional podem afetar os movimentos intestinais. Segundo a especialista, as fezes de cores diferentes podem ter vários indicativos, podendo ser até mesmo um sinal de alerta de algo mais grave.
A Dra. Roshini contou que o microbioma intestinal é formado basicamente por bactérias e organismos úteis, que podem afetar em todos os aspectos da sua saúde.
Segundo ela, é perceptível quando sua saúde intestinal está comprometida, pois é possível perceber inchaço, dor abdominal, alteração de humor, falta de concentração e até diminuição da imunidade.
4 sinais de que seu intestino pode estar com problemas:
- Padrão de fezes irregular;
- Dificuldade de ir ao banheiro;
- Movimentos intestinais duros como pedra;
- Coloração alterada, como fezes verde, amarelo ou vermelho.
É importante identificar sua rotina fecal e a primeira coisa que deve ser feita é prestar atenção com qual frequência se faz cocô, segundo ela seus movimentos intestinais devem ser regulares.
A Dr. Roshini alerta que não se deve ficar preso a ideia que seu organismo deva trabalhar como um relógio, mas que o mesmo precisa ter uma constância. A gastroenterologista ressalta que evacuar a cada um ou três dias é bom, especialmente se esse for o seu padrão regular.
Além de se certificar de defecar regularmente, você também tem que prestar atenção em como se sente ao ir ao banheiro. A especialista diz que essa prática não deve ser uma batalha, e que as coisas devem fluir suave e uniformemente.
Em seguida, você deve observar a consistência do seu cocô, a doutora alerta que suas fezes não devem ser muito duras, como pedras, e nem causar dor.
Além disso, caso você note qualquer irregularidade como sangue, dores de estômago persistentes, vômitos ou diarreias, você deve procurar atendimento médico.
Comentários estão fechados.