O mundo ainda não está preparado para vivenciar uma possível pandemia no futuro

O que vivenciamos nesses últimos anos deixou marcas que não poderão ser apagadas facilmente. Mas o que chama atenção é que mesmo com o ocorrido o mundo continua despreparado para lidar com situações como essa.

Apesar de tudo que aconteceu, o mundo ainda é despreparado para lidar com futuras pandemias e a chegada do covid19 deixou isso ainda mais visível. A última pandemia levou muitas pessoas a óbito, mas o mundo parece não lembrar disso, não existe preparação e estratégias para possíveis pandemias. O mundo não está preparado para viver uma nova Pandemia.

O mundo resistiria a outra pandemia?

Se tem uma coisa que ficou comprovada é que os países continuam despreparados para vivenciar situações de risco. A grande questão é que mesmo após a Pandemia, os países continuam despreparados para viver um novo evento como este.

Cerca de 6 bilhões de pessoas morreram na pandemia do covid19 e mesmo após todo caos vivido, não tem sido visto movimentação dos países para criar um plano para lidar com situações como essa novamente.

Segundo os especialistas, os países precisam se organizar para crises como essas, pois o mundo sofre muitas variações e está se tornando cada dia mais perigoso. O alerta vale também para os desastres ambientais/climáticos e não só para as doenças.

Como se preparar para o futuro?

Os especialistas acreditam que os líderes devem se preparar, incluindo formas/medidas concretas para fortalecer a equidade, a confiança e a ação local. Além disso, devem ser montado planos de ações para lidar com possíveis outras pandemias.

Nunca se sabe quando o mundo será acometido por outro surto/Pandemia, ainda mais agora que o mundo tem se mostrado muito instável, com desastres ambientais mais frequentes, clima mudando e dentre outras coisas que estão acontecendo.

A Pandemia do covid19 deve servir de exemplo, visto que a doença causou mais mortes do que qualquer desastre ambiental (terremoto, furacão, etc). Além disso, a doença deixou inúmeras sequelas e muita coisa sobre o vírus ainda não foi descoberto e compreendido.

O vírus se mostrou diferente, instável, mutável e trouxe inúmeros desafios, o que dificultou as pesquisas e o combate ao mesmo. É por esse motivo que precisamos estar a frente ou ao menos mais preparados para lidar com situações como essas, pois existem muitas maneiras de diminuir o impacto de uma pandemia, principalmente se você segue ou desenvolve/ planeja medidas e abordagens eficazes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.