De vilão a mocinho: o ovo é um alimento rico em propriedades
Por muito tempo o ovo foi considerado um vilão para o colesterol, contudo, seus diversos benefícios para a saúde já foram comprovados.
Quem não gosta de um bom ovo mexido no café da manhã? Seja cozido, mexido, frito ou poché, existem diversas maneiras de preparar esse alimento, que por muito tempo foi considerado um vilão para o colesterol.
Entretanto, estudos recentes comprovam que o ovo é um importante aliado para a saúde. Contendo diversos nutrientes, ele pode auxiliar no desenvolvimento cerebral e no controle do estresse. Além disso, o ovo oferece diversas vitaminas responsáveis pela prevenção do envelhecimento precoce.
Veja mais: É necessário lavar os ovos antes de colocar na geladeira?
O resultado das pesquisas
Conforme publicado pelo médico Barakat em seu Instagram, o ovo é fonte de um nutriente chamado colina, responsável pelo funcionamento do cérebro e memória. Ademais, é rico em ômega 3, ácido graxo que auxilia no raciocínio.
Por possuir alta concentração de vitaminas A, D e E, o ovo também pode ser considerado um polivitamínico natural. Ele também é um antioxidante capaz de auxiliar no rejuvenescimento da pele e combater o desenvolvimento de doenças crônicas.
Além disso, de acordo com o médico, o ovo é uma importante fonte de luteína que atua como anticancerígeno, regenerador e fortalecedor de unhas, auxilia no crescimento dos cabelos e na melhoria da pele.
Sem ovo, sem ganho
Por sua alta concentração de vitaminas e albumina, proteína responsável pela manutenção do equilíbrio osmótico e de alto valor biológico, o ovo também pode ajudar no processo de ganho de massa. Contendo apenas 78 calorias, ele pode ser considerado um alimento low carb e auxiliar no emagrecimento.
O que muito se dizia sobre o ovo ser responsável pelo aumento dos níveis de colesterol ruim ficou no passado. Agora, as pesquisas comprovam que, na verdade, ele diminui as taxas do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL). Entretanto, é importante ficar atento no preparo do ovo frito, pois o óleo utilizado pode prejudicar a saúde. Fora isso, indica-se o seu consumo para todas as idades!
Comentários estão fechados.