O papel das datas de validade dos medicamentos segundo um farmacêutico

Entenda por que as datas de validade dos medicamentos são tão importantes para a sua saúde.

Você já parou para pensar sobre a validade dos medicamentos que guarda no armário do banheiro? Muitas vezes não damos tanta atenção assim, mas é importante ficar de olho nas datas para garantir que estejam sempre funcionando da melhor forma possível.

Afinal, assim como aqueles bolinhos ou pote de manteiga de amendoim, os remédios também têm prazo de validade. E, diferente dos produtos alimentícios, ultrapassar esse prazo pode deixá-los menos eficazes.

Segundo a gerente de farmácia da CVS Health, Erin Burton, é fundamental verificar essas datas para garantir a eficácia dos seus medicamentos.

Afinal, você sabia que manter remédios vencidos ou não descartar sobras pode trazer riscos? Entenda mais a seguir!

Os riscos das medicações fora da validade

Geralmente, o que acontece quando um medicamento está fora da data é a diminuição da eficácia da substância ativa, que vai se ausentando gradualmente ao longo do tempo.

No entanto, se forem apenas alguns dias passados desde o vencimento, essa perda de eficácia não será significativa e, portanto, não há problema em consumir o medicamento.

Mas vale destacar que, em alguns casos, como em tratamentos crônicos ou com antibióticos, é necessário tomar cuidado, pois uma falha na eficácia pode comprometer todo o tratamento.

Então, fique atento às datas de validade dos medicamentos, ok? E, caso tenha alguma dúvida, consulte um profissional de saúde sempre.

Como os medicamentos vencidos podem ser descartados com segurança

Agora que você já entendeu que é extremamente importante checar as datas de validade dos remédios que você tem em casa, justamente para que não corra o risco de acabar se prejudicando com algo vencido, a principal dica é jogá-los fora.

Mas é claro que existe uma forma correta de descartá-los. A Burton, por exemplo, sugere que você siga um certo procedimento. Entenda quais são!

Busque por algum lugar de devolução

É super importante descartar medicamentos vencidos ou que você não precisa mais de forma segura. Então, para ajudar, que tal encontrar um lugar de devolução próximo de farmácias?

Não esqueça de remover todos os seus dados pessoais da embalagem antes de descartar.

Descarte o remédio em lixo doméstico

Quando for se livrar dos seus itens indesejados, é importante descartá-los de maneira responsável.

A dica é misturá-los com algo que não deseja mais e colocá-los em um recipiente ou saco selado. Assim, você pode jogá-los no lixo doméstico sem preocupações.

É bom lembrar que essa é a forma mais adequada de realizar o descarte, contribuindo para um meio ambiente mais saudável.

Vale a atenção nos seguintes pontos: somente medicamentos prescritos, tratamentos de venda livre e medicamentos líquidos podem ser descartados em lixo doméstico.

Mas é importante lembrar que substâncias ilegais, agulhas ou seringas, dispositivos médicos ou baterias e latas de aerossol não são aceitas nestes lugares.

Mas e quanto aos inaladores? A boa notícia é que você pode descartá-los em contato com o lixo local ou em uma instalação de reciclagem para que eles possam ser descartados com segurança.

Por fim, é recomendado que se evite guardar medicamentos por muito tempo, especialmente aqueles que já foram abertos, pois podem sofrer alterações em sua composição química e perder a eficácia mais rapidamente.

Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde caso tenha dúvidas sobre o uso ou descarte de medicamentos, garantindo assim a sua segurança e a preservação do meio ambiente.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.