O poder da meditação diária: confira o quanto essa prática pode fazer a diferença na sua rotina
Tirar alguns minutos do dia e desenvolver o hábito de meditar pode trazer mudanças significativas na sua vida.
A prática da meditação é milenar entre os orientais. Ela se desenvolveu há séculos e seus benefícios são comprovados cientificamente na saúde mental e física do ser humano. Um dos principais pontos da meditação é a consciência de si, afinal, essa transcendentalidade de tirar um tempo para se comunicar inteiramente consigo mesmo requer muita consciência e controle corporal.
Veja mais : Quais são os 7 chakras do nosso corpo?
A prática da meditação
De acordo com E. Robert Schwartz, MD, diretor do Centro Osher de Medicina Integrativa da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami, essa consciência desenvolvida com a prática da meditação pode ser muito importante para o controle da ansiedade e da depressão.
Essa prática garante diversas vantagens para o nosso corpo. Pesquisas já comprovam que o ato de meditar garante um bom foco, equilíbrio dos estados mentais, redução do estresse e melhora do sono.
Além disso, a meditação é uma prática acessível e que pode ser feita a qualquer hora do dia. Sendo assim, é possível começar com períodos curtos de 5 minutos e ir aumentando gradualmente. Não há uma idade mínima para começar a meditar, inclusive, alguns pediatras já indicam a meditação para crianças com problemas de concentração.
Tipos de meditação
Existem diversos tipos de meditação das quais você pode variar diariamente, e que podem ser feitas até mesmo por meio de aplicativos gratuitos.
Aplicativos como o Lojong (disponível na Play Store) e alguns vídeos no Youtube podem ajudar a iniciar a prática. No entanto, é preciso estar num local silencioso e confortável para conseguir uma plena consciência de si nos minutos dedicados à meditação.
Além disso, outro exemplo é a meditação da consciência da respiração, somente focando na maneira de respirar, que permite uma respiração consciente e auxilia na concentração e melhora do humor.
Por fim, vale lembrar que a meditação não precisa ser somente parada. Existem também as práticas ativas como a yoga e o canto, que ativam partes do cérebro responsáveis pelo humor e controle emocional.
Comentários estão fechados.