Frases que os pais devem evitar para ajudar os filhos a ter boas notas
As notas ruins do seu filho podem ser reflexos do que você fala para ele. Saiba o que evitar na hora de incentivar as crianças nos estudos
Depois de um dia cansativo de trabalho, pode ser exaustivo ajudar o seu filho com a tarefa de matemática. Ao ver a dificuldade dele, com certeza você se pergunta como ajudar meu filho na escola? Às vezes, por reflexo do dia, algumas coisas são proferidas e, sem perceber, você acaba forjando os resultados ruins do seu filho na escola.
Nesse sentido, a mente da criança é moldada e influenciada, em grande parte, por aquilo que vê e ouve dos pais. Mas calma, para todo problema existe solução. Listamos exatamente o que você NÃO deve dizer ao seu filho se quiser ajudá-lo a ter bons resultados.
Leia mais: Como se comunicar com filhos adolescentes: 5 frases para ajudar na conversa
Frases que os pais devem evitar para ajudar os filhos a ter boas notas
Confira o que não dizer para mudar a situação do seu filho em matemática:
1. “Nossa! Como você é inteligente”
É claro que falar coisas positivas pro seu filho é de grande valia. Porém, nesse caso pode ser problemático demais.
A ideia de inteligência faz com que a criança processe que há algo dentro dela que a torna especial, isso, quando se vai mal em matemática, por exemplo, faz com que a criança permaneça pensando que há algo dentro dela que a faça falhar.
Ao invés disso, valorize a ética e o esforço do seu filho no desempenho das funções e incentive-o a continuar tentando melhorar.
2. “Acho que você não nasceu para os números!”
Igualmente ao dito anteriormente, usar essas expressões acaba sendo muito prejudicial. Dizer que a criança não nasceu para determinada coisa fecha todas as portas e possíveis janelas para que ela se interesse, esforce e até melhore naquilo.
No lugar disso, preze por reconhecer as dificuldades existentes e passe segurança de que você acredita que seu filho é capaz.
3. “O filho de Fulano é bom nisso. Nem todo mundo tem o dom de se sair bem nisso”
A comparação é um dos maiores males que você fará à sua criança. Essa ideia de que só alguns podem fazer certas coisas, ao contrário do esperado, colocam a criança para mais longe do seu objetivo e pertinho das dificuldades.
Assim, busque expor exemplos de pessoas que tinham dificuldade naquela tarefa, mas que se esforçaram, confiaram em si e conseguiram melhorar.
Comentários estão fechados.