O porquê de você sentir coceira ao se deitar

A ciência explica o motivo de você começar a se coçar na hora de deitar para dormir.

Muitas pessoas se queixam de coceiras na hora de dormir e a explicação na maioria dos casos pode ser bem mais simples do que parece. Afinal, o caso é tão comum e recorrente que ganhou até um nome, se chama prurido noturno. O prurido noturno atinge cerca de 90% da população e tem a ver diretamente com a temperatura do corpo. Então, se você sofre dessa coceira noturna, leia o artigo até o final e entenda melhor a respeito do tema.

O que é o prurido noturno?

Cerca de 25% da população sofre de coceira crônica, porém a porcentagem de pessoas que se queixam de coceira ao se deitarem mais que triplicam e a das que sentem durante a noite chega a 90%. Na maioria dos casos, a coceira está diretamente ligada às mudanças de temperatura que nosso corpo sofre durante o dia.

Biologicamente falando, é natural que nosso corpo fique mais quente durante a noite e, por isso, influencia diretamente no aumento da intensidade da coceira, até porque temperaturas mais quentes fazem com que a pele fique mais seca, além disso, a temperatura também influencia na dilatação dos vasos sanguíneos.

Durante a noite, os hormônios anti-inflamatórios são mais baixos do que durante o dia, assim, os fatores pró-inflamatórios se intensificam, o que consequentemente influencia nos pruridos noturnos. Assim, ao deitarmos, estamos com menos coisas para prestar atenção, o que torna a probabilidade de perceber uma coceira que estava quase imperceptível muito maior.

Outros fatores

A causa de pruridos noturnos podem ser diversas. Além da temperatura corporal, os ácaros também são mais intensos durante a noite e alguns percevejos podem aparecer, haja vista, à noite, a quentura corporal e o dióxido de carbono emitidos pelo nosso corpo se atraírem.

Além disso, o prurido noturno também pode ser sinal de coisas mais sérias, como doenças renais, linfomas ou doença hepática.

Como aliviar?

O prurido noturno pode ser bastante tolerável para algumas pessoas, porém, para outras, ele pode causar privação de sono, fadiga e em algumas pessoas até mesmo depressão e pensamentos suicidas. Sendo assim, existem algumas maneiras para aliviar a coceira, como os hidratantes de pele, que ajudarão a amenizar a coceira, e os anti-histamínicos, que bloqueiam a ligação das histaminas às células, o que evita os mediadores que causam os sintomas da alergia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.