O que acontece quando se come muito tomate?
Conheça os efeitos que a fruta pode ter em seu organismo.
Os tomates são um dos alimentos mais saborosos e versáteis do mundo, estando presentes em diversas culinárias, sendo utilizados em sucos, saladas, temperos e até mesmo em geleias. Além disso, são muito nutritivos, repletos de propriedades medicinais e muito fáceis de serem cultivados. Porém, o que acontece quando se come muito tomate?
Leia mais: Aprenda a fazer um suco de limão e tomate que ajuda no emagrecimento
Por que o consumo excessivo de tomate pode ser perigoso?
Por ser um pouco ácido, o tomate pode acabar trazendo algumas complicações, especialmente para quem possui um estômago vazio. Ainda assim, esses efeitos aparecem quando a fruta é consumida em quantidades excessivas. Logo, se fizer um uso moderado, não é necessário ficar tão preocupado.
- Pedra nos rins
Como os tomates possuem bastante cálcio e oxalato, o consumo excessivo desse alimento pode levar ao acúmulo desses nutrientes no organismo.
Quando isso acontece, é bem difícil removê-los de nossos corpos, levando ao desenvolvimento de pedras nos rins. Por conta disso, é sempre importante manter o corpo hidratado.
- Diarreia
Em geral, casos de pessoas com dor de estômago e diarreia por conta de tomates é até comum. Isso porque a fruta possui um alto teor de acidez e gordura, podendo mexer bastante com a sensibilidade do organismo de pessoas intolerantes. Além disso, existem casos de Salmonella adquiridos através desses alimentos.
- Inchaço
Consumir muitos tomates pode fazer com que seu corpo retenha mais líquido. Portanto, caso se sinta inchado após consumi-los, pode ter certeza que foi culpa da sua pele e sementes, responsáveis por causar um acúmulo de nutrientes em seu corpo. Portanto, é importante evitar comê-los em grande quantidade.
- Refluxo
Por conta da sua natureza ácida, pode ter certeza que é um dos principais causadores de azia. Rico em ácido málico e cítrico, pode causar bastante refluxo ácido no estômago de pessoas sensíveis, especialmente se consumido em excesso. Basicamente, esse processo ocorre através de uma liberação de ácido gástrico extra no estômago assim que a digestão do alimento começa.
Comentários estão fechados.