O que causa a ‘língua branca’ e como resolver o problema?
Sintoma pode ter forte ligação com maus hábitos de higiene bucal.
Mudanças na pigmentação de determinadas partes do corpo geralmente são fortes indicativos de que algo está bem. Manchas amareladas ou escuras na pele, por exemplo, são sinais de alerta.
E quando falamos de saúde bucal, essa máxima se repete. Manchas vermelhas, escuras ou esbranquiçadas na boca podem indicar desde problemas simples até doenças graves.
Um exemplo comum é a condição conhecida como ‘língua branca’, um sinal já visto por quase todo mundo pelo menos uma vez na vida. Mas o que significa?
O que é a ‘língua branca’?
Placas brancas isoladas e endurecidas na língua podem indicar determinadas doenças específicas, como leucoplasia, uma condição que pode ser pré-cancerígena, ou candidíase oral, uma infecção fúngica causada pelo fungo Candida.
A leucoplasia, geralmente relacionada ao tabagismo, se manifesta com manchas brancas espessas que não podem ser removidas.
Já a candidíase é caracterizada por uma camada branca cremosa que pode ser removida, deixando uma área vermelha e inflamada.
‘Língua branca’ pode ocasionar também mau hálito – Imagem: reprodução
Por outro lado, quando o órgão parece quase completamente branco, caracterizando de fato a famosa ‘língua branca’, como se tivesse perdendo a cor, geralmente tem a ver com maus hábitos de higiene e o acúmulo da chamada saburra lingual.
A saburra lingual é uma camada composta por células mortas, restos de comida e bactérias que se acumulam na superfície da língua, especialmente na parte posterior.
Isso pode ocorrer devido a uma higiene bucal inadequada, desidratação, boca seca, tabagismo ou uso de certos medicamentos.
A presença da saburra lingual causa diversos incômodos, como mau hálito (halitose), alteração do paladar e uma sensação de boca seca.
Além disso, tal condição é um ambiente propício para o crescimento de bactérias, contribuindo para problemas de saúde bucal mais sérios, se não for tratada adequadamente.
O que fazer em caso de língua branca?
Quando aparecem placas brancas isoladas na língua, é essencial procurar um dentista ou médico para uma avaliação adequada, pois pode ser necessário um tratamento específico, dependendo da causa subjacente.
No caso da leucoplasia, por exemplo, pode ser preciso uma biópsia para descartar malignidade. Já a candidíase oral é geralmente tratada com medicamentos antifúngicos.
Para lidar com a saburra lingual, basta ter uma rotina de higiene bucal que inclua os seguintes hábitos:
-
Escovar a língua diariamente com uma escova de dentes ou raspador lingual;
-
Manter uma boa hidratação;
-
Evitar o uso excessivo de álcool e tabaco;
-
Fazer visitas regulares ao dentista.
Caso observe alterações persistentes na coloração ou textura da língua, procure orientação profissional para um diagnóstico e o tratamento adequado.
Comentários estão fechados.