Autossabotagem: saiba o que é como reconhecer os principais sinais
Tire as suas dúvidas sobre a autossabotagem e veja quais são as principais formas de identificá-la pelo comportamento de alguém.
A autossabotagem é extremamente comum hoje em dia, mesmo que muitos não consigam perceber. É algo que pode chegar a se manifestar de forma generalizada e afetar de diversas formas diferentes áreas da vida de uma pessoa. Se isso te chama a atenção, vamos falar mais a respeito e apontar os sinais para que seja possível identificá-la.
Leia mais: As causas mais comuns de insegurança e como vencê-las
O que é a autossabotagem?
É quando alguém age contra si mesmo e arruína as próprias tarefas ou projetos. Isso acontece como uma forma de se defender de conflitos; porém, em vez de realmente proteger-se acaba prejudicando. Quando isso acontece, a insegurança é um dos principais sentimentos que acaba tomando conta da mente dessa pessoa e faz com que ela não consiga conquistar os seus objetivos.
Como exemplo, temos o “branco” que dá na hora da prova. Ele acontece porque o medo acaba tomando conta da mente do estudante que quer muito ter um bom resultado em um determinado teste. O que faz com que venha à tona toda a insegurança de não conseguir que é reproduzida em um “branco” na mente.
Formas de identificar a autossabotagem
Para que fique mais fácil de perceber quando uma pessoa está fazendo isso com ela mesma, aqui vão algumas dicas:
Quando alguém tem medo constante de errar
O medo normalmente é o principal sinal. Sendo assim, quando uma pessoa tenta se autossabotar, na maioria das vezes, o temor constante de errar está presente. Isso faz com que o indivíduo deixe de fazer tudo que deveria por temer não saber executar determinadas funções ou de falhar.
Insistir em ser autossuficiente
Outro sinal super importante é a insegurança, como já apontamos. É muito comum que a pessoa sempre se sinta insuficiente no momento para fazer tarefas por achar que não dará conta de fazer bem-feito ou ser julgado.
Se comparar constantemente com outros
Quando há uma comparação constante com alguém, isso leva a pessoa a acreditar que são inferiores e menos capazes. É um sentimento que a própria mente cria e faz com que ela sabote a si mesma por acreditar nisso.
Comentários estão fechados.