Saiba o que é a Permacrise e qual a causa dela em sua mente
É muito difícil definir a sensação que o mundo todo esteve passando nos últimos anos. A permacrise veio para simplificar a explicação. Conheça o que é.
Além dos anos de pandemia, 2022 também está sendo marcado como um período muito conturbado, não apenas no Brasil, com as eleições presidenciais e o país dividido politicamente, mas também no mundo, com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Diante dessas circunstâncias, a palavra do ano foi permacrise, uma condição da mente que explica o que muitos adultos estão passando.
Leia mais: Terapia do grito: já ouviu falar? Resolva os problemas gritando
O que é a Permacrise?
Essa palavra resume a sensação de vertigem da nossa mente, visto que sentimos que estamos atolados de problemas e quando saímos de um, entramos automaticamente em outro sem algum tipo de intervalo. E, devido às circunstâncias do mundo, estamos sempre pensando que o pior ainda pode chegar e que não haverá melhora com o passar do tempo.
Para podermos entender como a permacrise afeta a mente, a especialista Katia da Silva Wanderley, psicóloga e diretora do Serviço de Psicologia do Hospital do Servidor Público Estadual (Hspe), diz que “a permacrise é a dificuldade de encontrar a solução para aquilo que nos faz sofrer”.
As causas dessa condição podem ser não só externas, mas também problemas internos e pessoais, que podem agravam a situação da pessoa.
Como nossa mente é atacada?
A soma de problemas mundiais e interpessoais ocasiona a permacrise na mente das pessoas, que pode atacar de diversas formas.
“Quanto maior o tempo de permacrise, mais o equilíbrio psíquico se desgasta, possibilitando o agravamento de doenças mentais que já existem, bem como o aparecimento de doenças que ainda não se faziam presentes na vida da pessoa, como depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade e outras”, afirma Wanderley.
Como evitar essa sensação?
Procurar ajuda profissional é o primeiro passo para evitar esse estado de espírito. Fazer terapia vai te ajudar a se resolver consigo mesmo, e assim fazer com que problemas que antes pareciam complicados demais se tornem mais simples.
Outra opção bastante recomendada é a prática de exercícios físicos. O corpo precisa se movimentar, descarregar as energias, e nada melhor que uma boa corrida, levantar pesos ou até mesmo a prática de artes marciais.
Especialistas também indicam fazer uma desintoxicação de redes sociais e noticiários por um determinado tempo. A quantidade de informações que recebemos em um dia muitas vezes é bem pesada para aguentarmos, e isso pode pressionar seu cérebro a entrar em um estado de ansiedade.
Comentários estão fechados.