O que é areia movediça? Características, Aprenda como escapar
Se tudo o que você aprendeu sobre areia movediça veio de assistir a filmes, então você está perigosamente mal informado.
Se tudo o que você aprendeu sobre areia movediça veio de assistir a filmes, então você está perigosamente mal informado. Se você entrar na areia movediça na vida real, não afundará até se afogar. Na vida real as coisas são bem diferentes.
O que é areia movediça?
É uma mistura de duas fases de matéria que se juntam para produzir uma superfície que parece sólida. A areia se desintegra de acordo com o peso ou vibração. Pode ser uma mistura de areia e água, lodo e água, argila e água, sedimentos e água ou mesmo areia e ar.
O componente sólido é responsável pela maior parte da massa. Há espaços maiores entre as partículas do que você encontraria na areia seca. As interessantes propriedades mecânicas da areia movediça são más notícias para pessoas desavisadas.
Onde você pode encontrar areia movediça?
Você pode encontrar areia movediça em todo o mundo, quando as condições estiverem corretas. É mais comum perto de costas, pântanos ou ao longo das margens dos rios. A areia movediça pode se formar em água parada, quando a areia saturada é agitada ou quando o solo é exposto à água que flui para cima.
Também existe a versão seca, que pode ocorrer em desertos. Os cientistas acreditam que esse tipo de areia movediça se forma quando areia muito fina forma uma camada de sedimentação sobre areia mais granular. A areia movediça seca foi considerada um perigo potencial durante as missões Apollo.
Como funciona a areia movediça
Tecnicamente falando, areia movediça é um fluido não-newtoniano. Ela pode mudar sua capacidade de fluir (viscosidade) em resposta ao estresse. A areia movediça não perturbada parece sólida, mas é realmente um gel. Pisar nela inicialmente diminui a viscosidade, então você afunda.
Se você parar após o primeiro passo, as partículas de areia abaixo de você são comprimidas pelo seu peso. O movimento contínuo (como se debater em pânico) mantém a mistura mais parecida com um líquido, então você afunda mais.
Como fugir da areia movediça
A verdade é que puxar uma pessoa (até você mesmo) da areia movediça não resultará em liberdade. Remover apenas o pé da areia movediça a uma velocidade de 0,01 metros por segundo requer a mesma força necessária para levantar um carro. Quanto mais você puxa um galho ou um socorrista puxa você, pior fica!
Tornar-se mais leve facilita a fuga. Lentamente flutue para fora. A melhor maneira de fazer isso é tentar aumentar a sua área de superfície, inclinando-se para trás na areia movediça e movendo lentamente as pernas para liquefazer a água ao redor deles. Não chute descontroladamente.
Se você estiver muito perto de terra firme, sente-se e trabalhe lentamente os pés ou a parte inferior das pernas. Não entre em pânico. Mexa os pés enquanto se inclina para trás para aumentar sua área de superfície. Tente flutuar. Se houver uma maré, você pode usar as mãos para misturar mais água e limpar parte da areia.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.