O que é desinformação? Definição e Exemplos

Desinformação é a distribuição deliberada e intencional de informações falsas. O termo está causando polêmica atualmente.

Desinformação é a distribuição deliberada e intencional de informações falsas. O termo é geralmente usado para descrever uma campanha organizada para distribuir enganosamente material falso destinado a influenciar a opinião pública.

Nos últimos anos, o termo tornou-se especialmente associado à disseminação de “fake news” nas mídias sociais como estratégia de campanha política negativa.

Definição

Um componente chave da definição de desinformação é a intenção da pessoa ou entidade que cria a mensagem. A desinformação é distribuída com o propósito específico de enganar o público. A informação falsa destina-se a impactar a sociedade, influenciando as opiniões dos membros da audiência.

Diz-se que o termo desinformação deriva de uma palavra russa, dezinformatsiya, com alguns relatos de que Joseph Stalin a cunhou. É geralmente aceito que a União Soviética foi pioneira no uso deliberado de informações falsas como uma arma de influência nos anos 1920.

A palavra permaneceu relativamente obscura por décadas e foi usada principalmente por militares ou profissionais de inteligência, não pelo público em geral, até a década de 1950.

Desinformação vs. Informação Errada

Alguém pode espalhar a informação errada inocentemente dizendo ou escrevendo coisas que são falsas enquanto acredita que elas são verdadeiras. Por exemplo, uma pessoa que compartilha notícias nas mídias sociais pode cometer um ato de desinformação se a fonte não for confiável e as informações estiverem incorretas.

A pessoa específica que a compartilhou age como resultado de desinformação, caso acredite que ela seja verdadeira. Por outro lado, a distribuição deliberada de material falso com o propósito de gerar indignação ou caos na sociedade, essencialmente como um truque político, seria legitimamente referida como disseminação da desinformação.

Seguindo o mesmo exemplo, o agente que criou as informações falsas na fonte não confiável é culpado de criar e disseminar desinformação. A intenção é causar uma reação na opinião pública com base nas informações falsas que ele criou.

O que é uma campanha de desinformação?

A desinformação geralmente faz parte de um esforço maior, como uma campanha, plano ou agenda. Pode tirar proveito de fatos bem estabelecidos enquanto ajusta detalhes, omite contexto, mistura falsidades ou distorce circunstâncias. O objetivo é tornar a desinformação crível para atingir o público-alvo.

Múltiplos atos de desinformação podem ser realizados simultaneamente para atingir um objetivo. Por exemplo, diferentes artigos destinados a desacreditar um candidato político podem circular ao mesmo tempo, com cada versão adaptada aos leitores.

Um leitor mais jovem pode ver um artigo sobre o candidato tratando mal um jovem, enquanto um leitor idoso pode ver o mesmo artigo, mas a vítima pode ser uma pessoa idosa. A segmentação desse tipo é especialmente proeminente em sites de mídia social.

Na era moderna, os esforços de 2016 travados pelos russos visando as eleições nos EUA talvez sejam o exemplo mais conhecido de uma campanha de desinformação. Nesse caso, os criminosos usaram o Facebook e o Twitter para divulgar notícias falsas, como foi revelado pelas audiências no Capitólio, que examinaram e expuseram o esquema.

Em maio de 2018, membros do Congresso revelaram mais de 3.000 anúncios no Facebook que haviam sido comprados por agentes russos durante a eleição de 2016. Os anúncios estavam cheios de falsidades deliberadas destinadas a causar indignação. A colocação dos anúncios foi bastante sofisticada, visando e atingindo milhões de americanos a um custo muito pequeno.

Desinformação Russa

Campanhas de desinformação tinham sido uma ferramenta padrão durante a Guerra Fria e menções à desinformação russa apareciam ocasionalmente na imprensa americana. Em 1982, a TV Guide, uma das revistas mais populares da América na época, chegou a publicar uma reportagem de capa alertando sobre a desinformação russa.

Pesquisas recentes indicaram que a União Soviética espalhou desinformação sobre a América e a epidemia de AIDS nos anos 80. Uma teoria conspiratória de que a AIDS foi criada em um laboratório americano de guerra bacteriológica foi disseminada pela KGB soviética, de acordo com um relatório da NPR de 2018 .

O uso da informação como uma arma potencial na era moderna foi documentado em um artigo profundamente reportado na New York Times Magazine em junho de 2015. O escritor Adrian Chen contou histórias notáveis de como os russos, operando a partir de um prédio de escritórios em São Petersburgo, Rússia, postaram informações falsas para causar estragos na América.

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