Tudo sobre Energia Elétrica – Escola Educação
Energia Elétrica: o que é, como é gerada, importância, tipos, aplicação e as principais usinas no Brasil.
1 O que é Energia Elétrica?
É a principal fonte de energia do mundo atualmente. Isso se dá principalmente pela facilidade de transporte e baixo índice de perda energética durante conversões.
As usinas hidrelétricas são os locais mais comuns de produção da energia elétrica. Cerca de 20% da energia elétrica mundial é produzida nessas usinas. Porém, ela também pode ser feita em usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.
2 Como ela é gerada?
A geração de energia elétrica se dá a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor, o que gera uma corrente elétrica. Ou seja, é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho.
O processo de produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas, por exemplo, se dá pelo seguinte processo: utiliza-se a força das águas, dos rios, para gerar energia mecânica que, por sua vez, transforma-se em energia elétrica.
Para que a energia elétrica chegue aos consumidores finais (empresas, residências, escolas, etc.), a energia percorre a seguinte trajetória:
Inicialmente, começa-se o processo na Usina Geradora (hidrelétrica, eólica ou outras), depois vai para o gerador, posteriormente subestação elevadora, linhas de transmissão, subestação abaixadora, transformador, postes de iluminação, distribuição até chegar ao consumidor final.
3 Tipos de Energia Elétrica
Existem vários tipos de energia elétrica, sendo que algumas podem durar para sempre, mas outras necessitam de recursos que são finitos. São as conhecidas fontes renováveis e não renováveis.
As fontes que se regeneram na natureza e, por isso, não causam problemas ambientais e não se esgotam são as chamadas fontes renováveis. São elas:
- Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios.
- Energia Solar: obtida pela energia do sol.
- Energia Eólica: produzida a partir da força do vento.
- Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos.
- Energia do Hidrogênio: extraída do hidrogênio.
- Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
- Biomassa: obtida de matérias orgânicas.
As fontes que causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional, são as chamadas fontes não renováveis. São elas:
- Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.
- Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório
4 A Importância da Energia Elétrica
A sociedade atual, depende exclusivamente da energia elétrica para diversas tarefas. O mundo do trabalho-agricultura, indústria, serviços, comércio, lazer para seu efetivo funcionamento necessita desse tipo de energia para executar suas tarefas de rotina.
Ela é de fundamental importância pois pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores, manutenção dos alimentos em geladeiras e freezers, ar condicionado, banho quente e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos que possuímos em casa (computador, geladeira, micro-ondas, chuveiro, etc.).
5 Energia Elétrica no Brasil
No Brasil, quase 90% da energia é produzida nas Usinas Hidrelétricas sendo que a maior Usina Hidrelétrica do Brasil é a Usina de Itaipu, usina binacional, uma vez que é localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e Paraguai.
Atrás da China e da Rússia, o Brasil possui o terceiro maior potencial hidráulico do planeta (grandes rios). Diante disso, o governo brasileiro pretende investir na construção de mais hidrelétricas.
6 Usinas hidrelétricas importantes do país
1. Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná – Capacidade: 14.000 MW;
2. Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins – Capacidade: 8.370 MW;
3. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná – Capacidade: 3.444 MW;
4. Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco – Capacidade: 3.162 MW;
5. Usina Hidrelétrica de Foz Do Areia, no Rio Iguaçu – Capacidade: 2.511 MW;
6. Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco – Capacidade: 2.462 MW;
7. Usina Hidrelétrica de Itumbiara, no Rio Paranaíba – Capacidade: 2.082 MW;
8. Usina Hidrelétrica de Teles Pires, no Rio Teles Pires – Capacidade: 1.820 MW;
9. Usina Hidrelétrica de São Simão, no Rio Paranaíba – Capacidade: 1.710 MW;
10. Usina Hidrelétrica de Jupiá, no Rio Paraná – Capacidade: 1.551 MW.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.