O que é o ‘dump’ nas redes sociais e por que ele tem ajudado na saúde mental das pessoas
'Dump' desafia a suposta perfeição das redes sociais, ao promover a espontaneidade e a autenticidade nos perfis.
As redes sociais estão em constante evolução e trazem novos conceitos e funcionalidades. Um dos mais recentes é o “dump”, que tem ganhado destaque entre os usuários do Instagram e de outras plataformas.
Essa prática se caracteriza por promover publicações mais naturais e autênticas, além de proporcionar uma conexão mais próxima entre os usuários e seus seguidores. Isso se dá pela publicação de fotos aleatórias e pouco editadas, o que aumenta o engajamento e fortalece a presença online de indivíduos e marcas.
“Dump” é uma prática comum nas redes sociais desde as primeiras plataformas (Imagem: Reprodução/Panos Sakalakis/Unsplash)
O que é o ‘dump’ nas redes sociais?
O termo “photo dump” refere-se ao ato de compartilhar várias imagens no feed ou stories, sem o uso intensivo de edições ou filtros.
Tal prática contrasta com a perfeição geralmente buscada nas redes e oferece uma visão mais genuína do cotidiano. Os “dumps” se tornaram populares por diversos motivos, como remover a pressão pela imagem perfeita.
Isso possibilita aos usuários expressarem as suas vidas rotineiras de maneira mais livre, o que torna também o conteúdo pessoal e acessível.
Por que o ‘dump’ virou uma tendência?
Embora o conceito tenha se popularizado em 2020, durante a pandemia, ele já existia muitos antes. Redes antigas como o Orkut e o Facebook eram usadas para compartilhar imagens sem grandes preocupações estéticas. Mas com a quarentena, o “dump” voltou à tona e ganhou mais força.
Essa prática nos remete aos álbuns de fotos físicos, nos quais as imagens eram reunidas sem pretensões estéticas, mas somente a intenção de registrar o momento. O Instagram tem se transformado em um espaço mais íntimo, em que as histórias pessoais são contadas sem máscaras. Isso contribui para um ambiente de menos toxicidade e perfeição que as redes têm por finalidade apresentar aos usuários.
Como aderir ao “dump” nas redes sociais?
Embora o “dump” seja mais comum no Instagram, tal tendência não é exclusiva dessa plataforma. O TikTok, por exemplo, também permite postagens semelhantes com seu recurso de carrossel.
Para adotar o “dump”, basta fotografar momentos do dia a dia, como um café da manhã ou um passeio com seu pet. Utilize frases inspiradoras ou apenas hashtags como #dump. O importante é capturar a essência do momento sem se preocupar com a perfeição física.
Foque nos detalhes, utilize o zoom para registrar imagens que antes seriam descartadas. Inclua também fotos pessoais, com caretas ou um visual que goste. Experimente essa despreocupação com a imagem perfeita e compartilhe a realidade do seu cotidiano.
Comentários estão fechados.