Você sabe o que é uma pessoa altamente sensível?

Entender o conceito e o que a ciência tem a dizer sobre o assunto pode te ajudar a ter mais conhecimento sobre si mesmo.

Pessoas altamente sensíveis costumam ser intensas naquilo que sentem, em especial em momentos de pressão ou estresse. Assim, em determinada situação na qual outros agiriam tranquilamente, você pode sentir uma carga negativa e de estresse muito grande, como se fosse um peso enorme que você carrega.

Leia mais: Autoconfiança é resultado de uma boa autoestima; Veja como aumentar a sua

Essa circunstância, se muito frequente em sua vida, pode estar relacionada ao fenômeno das pessoas altamente sensíveis.

Será que sou uma pessoa altamente sensível?

Um livro publicado em 1996, chamado “O Dom da Sensibilidade”, de Elaine N. Aron, analisou o termo pela primeira vez após uma extensa pesquisa da autora. Nele, a escritora, que também é psicóloga, analisou a personalidade de várias pessoas com diferentes características, como introversão e extroversão. Dessa forma, a pesquisadora pode concluir que cada pessoa responde de uma forma diferente a situações ou estímulos próximos ou parecidos.

Por essa razão, surgiu o termo “pessoas altamente sensíveis”, em que esse grupo de indivíduos recebe certas informações de modo intenso e profundo, além de terem fluxo aumentado de pensamentos, se sentindo hiperestimuladas e, no processo, sofrendo de exaustão.

Normalmente, essa reação surge quando há uma situação que exige do indivíduo um alto processamento de informações ou demanda uma carga emocional. Além da intensidade nos sentimentos, pessoas altamente sensíveis são extremamente empáticas e conseguem se sensibilizar com detalhes mínimos das situações que as cercam.

Cientistas falam sobre o termo

Na área acadêmica, o termo “pessoas altamente sensíveis”, identificado pela sigla PAS, ainda não é aceito com tranquilidade. Isso porque há posicionamentos da comunidade científica contrários aos conceitos formulados pela psicóloga Elaine Aron.

Assim, há pesquisadores que defendem ser fácil se identificar com o conceito ao estar em uma situação cujo estresse é mais acentuado. No mesmo sentido, apontam que os fatores de estresse são diversos para cada pessoa e essa não deve ser a única linha de pensamento para traçar uma personalidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.