O que explica o apego da geração Z pelo estilo tecnológico retrô?

Há mais por trás da adoção de produtos tecnológicos retrô por parte da geração do que se imagina.

Não é novidade que a geração Z cresceu em um mundo cada vez mais conectado e desenvolvido tecnologicamente. Por incrível que pareça, esse mesmo grupo exibe um grande apego ao estilo tecnológico retrô, onde o interesse por elementos vintage cresce dia após dia. Nesse sentido, decidimos decifrar toda essa curiosa relação entre geração Z e a tecnologia retrô. Afinal, de onde vem o fenômeno? Ele é passageiro? Entenda.

Entendendo a paixão da geração pela tecnologia retrô

Por mais que esta seja uma das mais privilegiadas tecnologicamente, pois tem acesso a dispositivos muito avançados, ela tem um grande interesse em produtos considerados ultrapassados. Câmeras analógicas, videogames antigos e até mesmo celulares flip estão cada vez mais na moda entre os grupos da geração Z, mesmo que eles tenham sido lançados há décadas. Essa tendência pode ser atribuída a uma série de fatores.

Veja alguns deles:

Design

O aspecto visual dos elementos retrô é atraente para este pessoal.

As cores vibrantes, o design único e marcante, bem como os acabamentos diferenciados dos produtos antigos são uma novidade para os jovens que cresceram em um mundo tão mais prático e minimalista.

Durabilidade

É de conhecimento geral que os produtos mais antigos eram fabricados com o objetivo de durar por muito tempo. Os modernos não apresentam uma grande durabilidade, logo a geração Z encontrou na tecnologia retrô a saída para este problema.

Autenticidade

Muitos jovens são críticos em relação à cultura de consumo desenfreado e à padronização da cultura popular. Com isso, começam a enxergar o estilo retrô como uma forma de se destacar e de se expressar de forma mais individual. Ao adotar elementos do passado, eles se sentem mais autênticos e fiéis a si mesmos.

Nostalgia

A saudade do tempo onde as coisas eram mais simples e tranquilas é um grande motivo que justifica essa relação de apego. Recorrer à tecnologia retrô representa, para a geração Z, mais proximidade com as raízes. Eles também são capazes de reviver um pouco a época que marcou a sua vida e até de seus pais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.