O que fazer quando o Auxílio Brasil é cancelado?
Veja o que pode estar por trás do cancelamento do benefício e o que fazer para reverter essa situação.
Atualmente, milhões de famílias no país inteiro recebem o benefício Auxílio Brasil. Esse programa busca gerar melhores condições de vida às famílias em situação de vulnerabilidade e que possuem cadastro no CadÚnico.
Entretanto, alguns erros podem anular o recebimento das parcelas. Nesses casos, o principal fator é o erro cadastral ou desatualização de dados. Se esse for o seu caso, veja aqui como reverter a situação do pagamento do Auxílio Brasil cancelado.
Leia mais: Atualize o CadUnico para não perder o benefício.
Por que meu benefício Auxílio Brasil foi cancelado?
A maior parte dos cancelamentos do benefício acontece por conta da desatualização de dados, de modo que uma simples atualização no sistema pode ser o suficiente para reverter a situação. Todavia, é necessário que haja cuidado na hora de refazer o cadastro, visto que, por vezes, a situação da família mudou. Com isso, pode ser que um grupo familiar que antes fizesse parte do público alvo do auxílio não seja mais compatível com o perfil do beneficiário.
Dito isso, vale relembrar as regras que definem quem pode receber o Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Cidadania, o auxílio é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que são as que têm renda de até R$ 205,00 e R$ 110,00, respectivamente. Dessa forma, caso a família mude de situação financeira e saia da situação de pobreza, então haverá um corte no benefício.
Já se não houve mudanças importantes com relação à renda, então é preciso recorrer à atualização do cadastro por meio do CadÚnico. Veja a seguir como fazer.
Atualize os dados no CadÚnico
O registro no sistema CadÚnico é feito mediante a presença do cidadão no Centro de Referência de sua cidade, o CRAS. Porém, a atualização cadastral pode ser feita por meio da internet, o que dá maior comodidade para o beneficiário.
Para isso, baixe o aplicativo do Auxílio Brasil e acesse a sua conta por meio do registro Gov.br. Note que aparecerão algumas opções logo na tela de entrada, então você deverá clicar em “Atualização cadastral por confirmação”. Logo depois, uma lista com seus dados irá aparecer, e você deverá fazer as alterações cabíveis, ou então confirmar que os dados seguem os mesmos.
Por fim, salve as alterações e fique de olho na nova atualização. Uma vez que a confirmação ou alteração de dados esteja correta, então certamente você terá o seu auxílio de volta.
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