Perdeu o RG? Não se desespere! Aprenda aqui o que fazer nessa situação

Passo a passo simples para ter seu documento sempre em mãos por meios digitais.

Não existe desespero pior do que aquele quando a gente perde a carteira de identidade, não é mesmo? Nesse caso, surge um monte de dúvidas, como o que fazer, valor para fazer uma segunda via e quanto tempo esse processo pode demorar. Felizmente, é possível seguir alguns passos para ter esse documento sempre em mãos. Veja abaixo o que fazer quando perder o RG.

Leia mais: Novo RG OBRIGATÓRIO: Principais mudanças no novo documento

Mudanças no novo RG

O Governo Federal vem realizando uma série de mudanças e adaptações para tornar a Carteira de Identidade mais segura e prática. Por conta disso, o novo RG vai até mesmo unificar as principais informações do cidadão, como CPF, dados da carteira de trabalho, habilitação, etc. Além disso, já está disponível uma versão digital.

Como garantir o RG digital

Para aqueles que já possuem o documento físico, o processo é bem simples, e só vai exigir que você faça o download do aplicativo “RG Digital” no seu celular Android ou iOS. Após instalá-lo em seu sistema, abra-o e procure pela opção “Adicionar RG Digital”, onde o usuário será direcionado para um QR Code localizado no interior do RG físico.

Em seguida, ele deverá ler esse código e aceitar os Termos de Uso e Política de Privacidade do aplicativo. Depois, automaticamente será levado à seção de reconhecimento facial e prova de vida, que deve passar com facilidade se tudo estiver nos conformes. Por fim, crie uma senha de 4 dígitos para acessar seu RG Digital e assim já poderá usá-lo. Vale lembrar que essa versão possui a mesma validade da física.

Como conseguir a segunda via do seu RG

Caso você não tenha acesso a versão digital da sua Carteira de Identidade e também tenha perdido a física, é importante recorrer a segunda via. Nesse caso, essa solicitação pode variar bastante, visto que cada estado estabelece as regras para emitir o documento, como valores, protocolos e tempo necessário.

No entanto, na maioria dos casos, é só ir a algum órgão emissor da sua unidade federativa, como uma Secretária de Segurança Pública, e apresentar sua certidão de nascimento ou casamento. Em seguida, após passar pelo processo de análise de dados, foto e impressão digital, você será informado do prazo para retirada do novo documento em papel.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.