Perdeu o RG? Não se desespere! Aprenda aqui o que fazer nessa situação

Passo a passo simples para ter seu documento sempre em mãos por meios digitais.

Não existe desespero pior do que aquele quando a gente perde a carteira de identidade, não é mesmo? Nesse caso, surge um monte de dúvidas, como o que fazer, valor para fazer uma segunda via e quanto tempo esse processo pode demorar. Felizmente, é possível seguir alguns passos para ter esse documento sempre em mãos. Veja abaixo o que fazer quando perder o RG.

Leia mais: Novo RG OBRIGATÓRIO: Principais mudanças no novo documento

Mudanças no novo RG

O Governo Federal vem realizando uma série de mudanças e adaptações para tornar a Carteira de Identidade mais segura e prática. Por conta disso, o novo RG vai até mesmo unificar as principais informações do cidadão, como CPF, dados da carteira de trabalho, habilitação, etc. Além disso, já está disponível uma versão digital.

Como garantir o RG digital

Para aqueles que já possuem o documento físico, o processo é bem simples, e só vai exigir que você faça o download do aplicativo “RG Digital” no seu celular Android ou iOS. Após instalá-lo em seu sistema, abra-o e procure pela opção “Adicionar RG Digital”, onde o usuário será direcionado para um QR Code localizado no interior do RG físico.

Em seguida, ele deverá ler esse código e aceitar os Termos de Uso e Política de Privacidade do aplicativo. Depois, automaticamente será levado à seção de reconhecimento facial e prova de vida, que deve passar com facilidade se tudo estiver nos conformes. Por fim, crie uma senha de 4 dígitos para acessar seu RG Digital e assim já poderá usá-lo. Vale lembrar que essa versão possui a mesma validade da física.

Como conseguir a segunda via do seu RG

Caso você não tenha acesso a versão digital da sua Carteira de Identidade e também tenha perdido a física, é importante recorrer a segunda via. Nesse caso, essa solicitação pode variar bastante, visto que cada estado estabelece as regras para emitir o documento, como valores, protocolos e tempo necessário.

No entanto, na maioria dos casos, é só ir a algum órgão emissor da sua unidade federativa, como uma Secretária de Segurança Pública, e apresentar sua certidão de nascimento ou casamento. Em seguida, após passar pelo processo de análise de dados, foto e impressão digital, você será informado do prazo para retirada do novo documento em papel.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More