O que fazer quando tentam te derrubar?

Um time precisa de sincronia e é necessário que todos dêem o melhor de si. Mas, infelizmente, é muito comum ouvir uma realidade diferente.

0

Para que haja um ambiente de trabalho maduro e saudável é preciso que todos os colaboradores exerçam sua função de forma plena e efetiva. Um time precisa de sincronia e é necessário que todos dêem o melhor de si. Mas, infelizmente, é muito comum ouvir uma realidade diferente.

O termo “puxar o tapete” é algo comum em assuntos sobre ambiente de trabalho. O puxador está em todo parte e, na maioria das vezes, é difícil de ser identificado. Seja por inveja, concorrência desleal ou personalidade, os puxadores de tapete estão sempre em ação e demonstram ser uma ameaça para profissionais de sucesso.

Independente se te atrapalha ou não, o importante é não pensar em vingança ou troco, mantenha seu foco, ética e auto-estima, porém, é de vital importância aprender a identificar estes puxadores. Assim você evita se expor a pessoas que querem te prejudicar propositalmente e permite que você entenda melhor seu ambiente de trabalho.

E se alguém já está puxando seu tapete ou você já identificou a problemática, siga estas dicas que irão ajudar você a lidar com a situação.

1- Falaram mal de você

O melhor a se fazer é falar diretamente com a pessoa, mas não com o intuito de afrontar, mas sim compreender. Chegar já armado, querendo tirar satisfação pode piorar a situação e gerar conflitos. Além do mais, você pode ter feito algo que prejudicou alguém e não se deu conta, assim, corrigirá erros que comete de forma desapercebida.

2- Roubaram crédito de sua ideia

Sempre ao mandar e-mail com suas idéias, compartilhe com cópias para superiores. Assim terá garantias e todos irão participar do processo. Lembre-se que o mais importante é que seu superior saiba que o projeto é seu, não pense em vaidades, busque resultados. No caso de conseguirem tomar sua ideia, questione a sua origem em reuniões, questione o que a mesma apresenta e demonstre estar mais preparado para o assunto. Com certeza o responsável irá corrigir os créditos da ideia.

3- Passaram por cima de você

Quando fazem este tipo de ação, em geral usam da mentira para inventar situações que justificam não ter deixado você a par de alguma situação. A desculpa é dizer que você não leu e-mail, não deu atenção a algum aviso ou recusou participar de alguma decisão. Neste caso o indicado é questionar o colega de trabalho na frente dos demais, a fim de demonstrar que na verdade você se interessa e muito pelo assunto e transparecer que na verdade você foi excluído do processo.

4- Tiraram você de um projeto importante

Neste tipo de situação o melhor é chamar a pessoa para um café ou almoço e, de forma franca e amigável, questionar por que não está no projeto. Muitas vezes existe uma boa razão para isso, mas você ainda não percebeu.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.