Nova CNH: o que mudou e quando esse novo documento entra em vigor?
Saiba como solicitar a nova versão da carteira de motorista.
Você sabia que a CNH vai ser renovada para todo mundo? Esse documento entrará em vigor nesta quarta-feira, 1º de junho, e é importante que você saiba todas as suas especificações. Quer ficar por dentro do assunto? Então, faça a leitura deste artigo na íntegra.
Veja mais: Carteira grátis: Inscrições do CNH Social são prorrogadas
Quais as principais mudanças da nova CNH?
A nova CNH passa a valer a partir de hoje em todo o território nacional, com novidades para a segurança do documento. Assim como todas as carteiras de motorista obtidas a partir de 2017, a nova CNH continuará a portar o QR Code. Esse código permite a utilização do documento em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Diferentemente da versão antiga, a nova CNH trará nos documentos uma tabela de veículos para identificar a categoria do condutor. Isso facilitará a averiguação em postos policiais e também a contratação de motoristas por empresas ou particulares.
Além disso, outras pequenas mudanças ocorrerão em informações descritas, como:
- Observações (que poderão adicionar restrições médicas);
- Assinatura do Portador (com inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor);
- Local e Data de Emissão.
A mudança mais evidente, provavelmente, será a cor do documento, que passará de verde escuro para tons de verde, amarelo, azul e cinza. A medida prevê mais eficiência para impedir fraudes.
Todos deverão solicitar a nova CNH?
A medida não será obrigatória para todos os motoristas. Caso você retire sua Carteira Nacional de Habilitação após o dia 1° de junho, você já receberá o seu documento com o formato novo. Por outro lado, se já possui o documento, você só precisará solicitar a versão nova quando precisar renová-lo. Confira abaixo a validade da CNH:
- Condutores até 49 anos: 10 anos;
- Condutores de 50 a 69 anos: 5 anos;
- Condutores com 70 anos ou mais: 3 anos;
Também será mantido o limite de pontos da nova CNH, que poderá ser conferido através da carteira digital.
Comentários estão fechados.