Não se deve falar estas DUAS frases para pessoas deprimidas
Se você tem um amigo ou conhecido que está com depressão, saiba que alguns comentários podem piorar o quadro. Veja exatamente o que não dizer.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que cerca de 11,5 milhões de pessoas no Brasil sofrem com depressão. Muitas não procuram auxílio psicológico ou médico por várias razões, portanto, acabam conversando com amigos para obter ajuda. Nessa hora, é importante saber o que não falar para pessoas nessa condição.
Leia mais: Procrastinação é prejudicial e pode contribuir para surgimento da depressão
Ter cuidado com as palavras é fundamental
O número de pessoas depressivas em todo mundo alcança a faixa de 300 milhões, segundo a OMS. Embora seja um transtorno mental comum, muitos não sabem como lidar com essa situação quando a doença alcança um amigo, familiar ou outras pessoas próximas.
Além do acompanhamento psicológico – e até psiquiátrico, em alguns casos –, é importante que a rede de apoio da pessoa com depressão entenda como deve se comunicar com ela. A seguir, você verá algumas frases que não devem ser ditas para quem está deprimido, bem como algumas alternativas para usar que soaram muito melhores.
“Por que você fica deprimido?”
A depressão nem sempre está associada a um motivo específico ou a alguma circunstância problemática na vida de uma pessoa. Muitas vezes ela pode simplesmente aparecer sem avisar, como nos transtornos bipolares.
Essa pergunta pode fazer o indivíduo pensar que ele contribuiu para o surgimento da doença ou até mesmo pela piora do quadro. Por esse motivo, é importante entender que mudar a forma de sentir ou pensar não é tão fácil quanto apertar o botão de um controle remoto para mudar de canal.
Pode ser mais amigável conversar com a pessoa e se mostrar disponível, ou seja, falar que sabe como ela não anda se sentindo bem nos últimos tempos e que está ali para ajudar em qualquer coisa que ela precise. Até mesmo perguntar como é a depressão vivida por ela, já que cada indivíduo sente a doença de modo diferente.
“Pense positivo, veja o lado bom das coisas e saia dessa”
Certamente vários cidadãos deprimidos e diagnosticados com depressão ouvem essas frases com frequência. Agora pense bem: se fosse tão fácil sair dessa situação, a pessoa com certeza já teria feito isso, certo?
A depressão não se trata de uma dicotomia entre pensamentos felizes, positivos ou negativos e ruins. Inclusive, pensar em coisas felizes pode deixar o sujeito ainda pior por saber que não tem nada dessas coisas no momento.
Uma boa troca pode ser perguntar para ele o que tem sido feito por ele para gerenciar essa situação. Dessa forma, o indivíduo consegue perceber que, de fato, tem feito algumas coisas para evitar que a depressão piore.
Comentários estão fechados.