O que não se deve falar em uma entrevista de emprego

Vamos falar sobre algumas coisas que você não pode dizer ou comentar quando está em uma entrevista de emprego.

0

É comum que qualquer pessoa um dia precise passar pela experiência de falar sobre si mesma, sobre aquilo que sabe e o que não sabe fazer, especificamente esta experiência é reconhecida e nomeada como entrevista, e dentro deste pequeno mundo, existe uma subcategoria chamada Entrevista de Emprego, onde você é “confrontado” para que possa conseguir uma vaga.

Quando as pessoas são colocadas a prova e sabem o que o entrevistador está querendo saber, faz parte do pensamento do ser humano querer entregar a informação necessária, mesmo que talvez não saiba exatamente o que está sendo falado.

Para uma entrevista de emprego, você precisa realmente ficar atento ao que vai falar ou qualquer outro tipo de comentário, mesmo que este não envolva a empresa que você está procurando vaga ou funcionários e líderes de empresas passadas. Falando aqui que é necessário e simples, você pode passar a informação que o entrevistado precisa e fica mais fácil você conseguir a vaga.

Vamos falar sobre algumas coisas que você não pode dizer ou comentar quando está em uma entrevista de emprego.

Abrir problemas emocionais, financeiros e pessoais

Mesmo que a conversa esteja boa, e parece que vocês são realmente amigos de infância, não tente ganhar o entrevistador com a pena, talvez comentando sobre algum problema financeiro ou pessoal que esteja passando, mesmo que não seja proposital para que o entrevistador se sinta no dever de ajudar com a oportunidade, não faça isso.

Evite falar sobre problemas pessoais com o entrevistador, ele precisa saber sobre aquilo que você pode render dentro do trabalho, e não fora dali. Caso o seu caso seja algo mais grave e que venha a interferir na sua mão de obra, é também direito dele saber, nestas ocasiões fale todo o necessário.

Sou desorganizado

Alguns entrevistados, querendo mostrar total clareza e sinceridade acabam falando demais e isso prejudica muito mais do que se as vezes tivesse deixado passar alguma informação. Você precisa ser sincero com a empresa e passar aquilo que realmente é, mas não saia dizendo seus problemas desenfreadamente, pense muito bem naquilo que vai falar.

Entrevistadores utilizam esta questão como uma “pegadinha”, você precisa especificar seu problema e algo que atrapalha, mas também precisa demonstrar o seu plano de ação para resolver tal problema, algo que esteja utilizando para reverter essa situação.

Aquela empresa era Ruim, o Gerente era Preguiçoso…

Nunca reclame de outras empresas para o seu entrevistador, pense que a empresa que está querendo te contratar, demitiu alguém antes de abrir esta vaga ou se for vaga nova, já demitiu alguém na sua trajetória, pensar que você pode falar o mesmo deles para outras pessoas pode afastar a sua oportunidade.

Caso você tenha sido demitido da última empresa por motivos de briga com funcionários ou não concordar com algo da empresa, não abra isso, diga que foram problemas com a empresa mais quem precisa saber do acontecido é somente você e ela, os envolvidos no caso. Esclareça os acontecimentos sem reclamar ou xingar alguém.

Convenhamos que, porventura necessitamos…

Utilize vocabulário simples, mesmo que tenha um dicionário interno de palavras bem avançado, você pode assustar e fazer com que o entrevistador se sinta deslocado.

Geralmente em empresas comuns, comércio, fábricas e outras, a linguagem utilizada é a do dia a dia, uma linguagem mais simples e sem muitas voltas e rodeios para formar uma palavra, seja simples e direto no que precisa falar.

Estas dicas são realmente importantes para quem vai participar de uma entrevista de emprego, outras também ocorrem sempre e tem o mesmo valor, como Mentir na Entrevista, Se colocar acima de todo mundo, Tentar falar sobre algo que não conhece e mais algumas são as mais cometidas, procure correr na contramão disso tudo que falamos e faça aquilo que é realmente correto e simples.

Boa Sorte!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.