O que não te contaram sobre o ar-condicionado que você gostaria de saber

Depois de tantos mitos, chegou o momento de ouvir algumas verdades sobre o ar-condicionado que vão melhorar a sua experiência com o aparelho.

O ar-condicionado é um aparelho muito usado no Brasil, país de clima tropical, com altas temperaturas durante muitos meses do ano. Apesar de ter se popularizado, existem alguns mitos que tentam esconder as verdades sobre o ar-condicionado. Veja quais os discursos sem sentido e evite replicar as informações errada.

Leia mais: Vale a pena ter um ar-condicionado portátil? Veja os prós e contras

Muitas pessoas dizem, por exemplo, que o ar-condicionado faz mal à saúde. Isso é um mito, pois ele não faz mal desde que seja usado de forma adequada. Na verdade, ele pode até melhorar a qualidade do ar, filtrando-o e removendo algumas impurezas. O que pode causar problemas de saúde é a falta de manutenção do aparelho, com fungos e bactérias.

Verdades sobre o ar-condicionado para acabar de vez com os mitos

Um mito que replicamos muitas vezes é a impressão de que diminuir a temperatura faz o ambiente gelar mais rápido. Na verdade, ajustar o termostato para uma temperatura muito baixa não acelera o processo de resfriamento e pode aumentar o consumo de energia.

Além disso, é bom que você saiba ainda que mais BTUs nem sempre significam um aparelho melhor. Escolher um ar-condicionado com capacidade de refrigeração maior do que o necessário para o tamanho do ambiente nada mais é do que desperdício de energia e dinheiro. Por isso, avalie a sua real necessidade.

Ar condicionado sujo pode desencadear sérias doenças respiratórias
Limpeza do filtro é essencial para a higiene do aparelho. (Foto: Freepik)

E erra quem pensa que o modo ventilação não consome energia. Consome, sim. Por isso, a dica é usar com moderação, pois mesmo que consuma menos do que os modos de resfriamento ou aquecimento, ainda representa um gasto que pode pesar no seu orçamento.

Uma verdade sobre o ar-condicionado é que a falta de manutenção pode causar problemas respiratórios, com a proliferação de mofo e bactérias como consequência da falta de limpeza. Pessoas com alergias e problemas respiratórios sentem mais os sintomas.

Por isso, para uma melhor experiência, use o ar com consciência. Ajuste a temperatura conforme o ambiente, sendo a recomendada entre 23°C e 26°C, capaz de garantir mais conforto térmico e economia de energia.

Lembre-se ainda de sempre fechar as portas e janelas quando o aparelho estiver ligado, pois isso evita a entrada de ar quente e aumenta a eficiência do ar-condicionado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.