36 anos depois: veja como Chernobyl está atualmente
Confira o que restou depois do acidente nuclear na usina em Chernobyl.
Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhou um dos piores desastres da história da humanidade – o desastre nuclear de Chernobyl. Trinta e cinco anos depois, a cidade ainda é lembrada como uma das áreas mais afetadas pela radiação.
O desastre de Chernobyl
Após a explosão do reator em Chernobyl, uma grande quantidade de radiação foi liberada na atmosfera, resultando em milhares de mortes e doenças relacionadas à radiação. Os moradores de Chernobyl e dos vilarejos próximos foram evacuados às pressas, e a cidade se tornou uma cidade fantasma.
O monumento do anjo
Todos os anos, na noite de 25 de abril, a cidade recebe visitantes que se reúnem no monumento do anjo. O monumento, uma representação do terceiro anjo do livro do Apocalipse, é feito de aço e simboliza a morte e a destruição causadas pelo desastre.
A atualidade de Chernobyl
Embora grande parte da cidade tenha sido esvaziada, ainda há pessoas vivendo e trabalhando em Chernobyl. Cerca de 7 mil pessoas frequentam a cidade, mesmo sabendo dos riscos à saúde. A área em torno do reator explodido foi isolada por uma grande estrutura metálica.
Conclusão
O desastre de Chernobyl deixou um legado duradouro e triste na história da humanidade. Ainda é lembrado como um exemplo de como um pequeno erro pode ter grandes consequências. Apesar de ter se passado 35 anos desde o acidente, a cidade de Chernobyl ainda tem muito a ensinar sobre os perigos da energia nuclear e a importância de se tomar precauções.
Comentários estão fechados.