O que são manchas solares? Conheça as suas principais consequências
Ele é a estrela mais próxima da Terra e segue sendo considerado a nossa principal fonte de energia luminosa e de calor. Dessa forma, é essencial para toda vida.
Em meados do século XVI, logo após a invenção da luneta, que é um objeto cilíndrico que serve para aumentar objetos que estão a grande distância, se tornou possível começar a observar o Sol. Após diversas observações, as pessoas começaram a notar que manchas escuras surgiam e desapareciam da superfície dele.
Leia mais: Mancha solar tem quase o triplo do tamanho da Terra em 24 horas
E assim foram criadas diversas especulações sobre o que elas poderiam ser.
O que são essas manchas?
As manchas solares fazem parte do fenômeno onde pontos acabam surgindo na superfície do Sol e ficam por um tempo indeterminado. O que todos querem saber é, afinal de contas, o que de fato são essas manchas e por que elas aparecem? Elas são regiões onde a temperatura superficial é reduzida, pois há uma presença de campos magnéticos intensos que inibem assim o processo convectivo da superfície.
Isso, por sua vez, diminui o fluxo de energia existente no interior da estrela, o que deixa uma temperatura mais baixa nessas regiões.
Principais consequências
As manchas solares atualmente vêm tomando boa parte do tempo e do estudo de diversos especialistas. Isso ocorre porque a maioria das erupções solares e ejeções de massa coronal acabam se relacionando com as mesmas. As erupções e as ejeções de massa surgem em regiões magneticamente ativas, perto de grupos de manchas próximas.
Por isso, o que conclui-se no momento é que quanto maior for o número de manchas visíveis, maior será o número de erupções e tempestades solares impulsionadas por ejeções de massa coronal.
Outras consequências causadas por esses fenômenos são os problemas gerados em satélites de telecomunicações, descargas elétricas em linhas de transmissão, interrupção do fornecimento de energia e um aumento também no nível de radiação que atinge os astronautas. Isso pode provocar diversas alterações nas células do corpo.
Não é para menos que acaba se tornando importantíssimo o monitoramento das manchas solares. Também é imprescindível citar que é necessário ter muito cuidado ao observar o Sol, pois para isso é preciso alguns equipamentos específicos, como telescópios e lunetas. Caso a observação não seja feita de forma correta, a radiação solar pode causar danos irreversíveis na visão daqueles que não tomarem os cuidados necessários.
Comentários estão fechados.