O que são os pontinhos pretos na banana? Eles fazem mal para nossa saúde?

A fruta está entre as mais consumidas no mundo e possui algumas particularidades.

A banana é uma das frutas mais tradicionais consumidas pelo mundo e, também, uma das mais nutritivas para a dieta no dia a dia.

Alguns detalhes dela, como aqueles pontinhos pretos no miolo, costumam causar curiosidade e deixam muitas pessoas em busca de uma explicação.

Inclusive, há quem acredite que tais pontinhos pretos na banana são sinal de que há algum problema com a fruta.

Aliás, esse item é dos mais ricos em vitaminas B6, C e potássio, além de possuir muito carboidrato e fibras necessárias para o organismo.

Nos países tropicais e subtropicais, essa fruta é muito encontrada e, inclusive, exportada para outros países de climas frios, já que sua produção é comum em países de clima quente.

Mas o que são os pontinhos pretos nas bananas?

Confira o que significam os pontinhos pretos no miolo da banana e qual a origem

Bananas possuem pontos pretos no miolo – Imagem: Pixabay

Na verdade, os pontinhos pretos no interior da banana não são um problema. Também não são as sementes, como muitos pensam, porque a fruta não conta com esse tipo de reprodução.

Nesse caso, trata-se de óvulos que não foram fertilizados pela planta. Como a fruta é do tipo partenocárpico, ela não precisa de fertilização para se reproduzir na natureza.

Ela consegue se reproduzir tanto naturalmente quanto através de indução artificial. Aqui no Brasil, a fruta não tem sementes justamente por conta dessa combinação, o que garante mais facilidade na produção.

De acordo com especialistas, esse tipo de fruta, partenocárpica, é mais prática para o consumo humano, já que não temos de retirar sementes e caroços dela.

Como as bananeiras surgem?

As bananeiras são plantas assexuadas e, assim, se reproduzem através da propagação vegetativa. Desse modo, novas plantas surgem em brotos laterais a partir do caule da planta principal.

Além disso, há o processo de reprodução chamado rizoma. Nesse caso, as bananeiras se reproduzem de forma subterrânea, com seus caules gerando novas árvores. Inclusive, a banana-prata, bastante conhecida e consumida no Brasil, nasce através desse processo.

Quanto às bananas com sementes, estas não são tão adequadas para o consumo humano e são menos conhecidas.

Embora a banana seja uma fruta já típica em países da América do Sul, ela não surgiu por aqui. Indícios científicos apontam que a origem da fruta tenha sido na China, há milhares de anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.