O que seu gosto musical pode dizer sobre o seu QI?
O gosto musical é uma característica pessoal e presente em todos. Mas você sabia que a música que você ouve pode dizer muito sobre sua inteligência?
A música é uma forma de arte que está presente entre os humanos desde seu surgimento. Com o avanço da tecnologia e das civilizações, ela foi ganhando novas formas, instrumentos e conceitos que levaram à criação de diversos gêneros. Atualmente, existem diversos estilos musicais, para atender a todos os gostos. Mas cientistas descobriram que a música pode estar ligada a cientistas. Confira:
Confira a relação entre o seu QI e as músicas que você gosta de ouvir
Por muito tempo, acreditou-se que a principal e única influência sobre o estilo musical das pessoas era o ambiente. Contudo, segundo o doutor em neurociências, Fabiano de Abreu Agrela, o QI é um fator determinante no gosto musical de um indivíduo.
O neurocientista explica: “Levando em consideração que pessoas inteligentes, com comprovações avaliadas em testes de QI possuem personalidades com algumas variáveis similares, é cabível de atenção e definição sobre o fato que a escolha musical também tenha similaridade”. Após uma pesquisa realizada com mais de 50 indivíduos, foi observado que pessoas com QI mais alto preferem rock.
E então, qual tipo de música você mais gosta de ouvir? Ou melhor, como o seu QI pode ser considerado de acordo com isso?
Para além do indicativo de QI, você sabe o que é a musicoterapia?
Além da relação com o QI, a diversão e hábito do dia a dia, a música também pode ser utilizada de forma terapêutica. Algumas doenças cognitivas, como mal de Parkinson e hiperatividade, podem utilizar a música como ferramenta.
O especialista Dr. Fabiano de Abreu diz: “Alguns estudos já indicam efeitos da música na estimulação de dopamina em pacientes com epilepsia do lobo temporal, amenizando convulsões; a chamada musicoterapia também tem mostrado diversos benefícios no tratamento de Alzheimer”. Ele ressalta, ainda, o uso de música clássica instrumental para aprimorar o foco em atividades de alta concentração, ao passo que indica música eletrônica para atividades físicas de alta intensidade.
Comentários estão fechados.