O que significa a palavra ‘abracadabra’? Significado pode NÃO ser o que você pensa
Termo remonta a tradições antigas, com múltiplas teorias sobre sua origem e função ao longo da história.
Durante décadas, o termo “abracadabra” foi sinônimo de magia e mistério, na tela ou em palcos, e fascinou gerações. No entanto, o seu significado exato permanece um enigma e alimenta debates entre estudiosos e linguistas de diferentes épocas.
A origem de “abracadabra” é tema de discussões acadêmicas, e alguns estudiosos acreditam que a palavra deriva do hebraico “ebrah k’dabri”, que significa “eu falo e crio”.
Outros associam a palavra ao aramaico “avra gavra”, que pode ser traduzido como “Eu criarei o homem”. O historiador Don Skemer sugere outra raiz hebraica, “ha brachah dabarah”, ou “nome do abençoado”. Tal termo remete ao uso de nomes divinos como fontes de poder espiritual, uma prática comum nas tradições mágicas antigas e medievais.
Palavra é comumente ligada a um tipo de uso medicinal em épocas quando a medicina não era tão avançada – (Imagem: Reprodução/British Library Archive)
Abracadabra como cura mágica
Historicamente, “abracadabra” não era apenas um elemento dos shows de mágica, mas também um suposto remédio contra doenças.
Um manuscrito judaico do século XVI aponta o uso da expressão para tratar febres. No século XVII, Daniel Defoe defendeu a escrita da palavra em formato triangular como uma proteção contra espíritos malignos.
Pesquisas da Universidade de Michigan têm explorado um papiro do século III d.C., que revelou variações da palavra escrita em formatos triangulares. De acordo com a cientista Elyse Graham, tais configurações eram vistas como amuletos para afastar as doenças e más influências.
Declínio do uso mágico
A historiadora Graham aponta que, com os avanços médicos, a necessidade de palavras mágicas como “abracadabra” apresentou uma queda.
Antes, sem opções médicas eficazes, a magia era uma esperança e o uso da palavra mística funcionava como uma superstição, algo capaz de gerar uma cura psicológica, como um placebo. No entanto, o verdadeiro poder de uma palavra mágica está em seu mistério não revelado.
Hoje, “abracadabra” é relegada ao encantamento teatral e seu impacto cultural perdura, mas a sua função foi substituída pelos conhecimentos científicos. O segredo do poder dessa expressão estava em sua aura de mistério, algo que ainda resiste nos dias atuais no imaginário das pessoas.
Comentários estão fechados.