O que significa TBT?

TBT é um termo que pessoas de todo o mundo usam online para compartilhar e relembrar algumas de suas memórias favoritas.

0

Throwback Thursday, popularmente conhecido como TBT, é o nome de uma tendência semanal de postagens em mídias sociais. Em tradução livre seria algo como “Quinta-feira do Retrocesso”.

É um termo que pessoas de todo o mundo usam online para compartilhar e relembrar com carinho algumas de suas memórias favoritas – daí o tema “retrocesso”. Nesse caso, as postagens podem se aplicar a quase tudo que aconteceu no passado.

Às quintas-feiras, qualquer um pode participar dessa tendência ao postar conteúdo em sites de redes sociais como Instagram, Twitter, Tumblr ou Facebook para relembrar um evento passado. As postagens podem incluir conteúdo (geralmente fotos) de anos atrás ou de apenas alguns dias atrás.

Variações

O TBT é uma tendência extremamente popular no Instagram, e os usuários costumam marcar suas fotos com uma variedade de hashtags como #TBT, #ThrowbackThursday ou simplesmente #Throwback. Adicionar essas hashtags pode ajudar a alcançar um público na sua publicação.

Você pode perceber que muitos usuários no Instagram e até mesmo em outras redes sociais aproveitam a hashtag #TBT preenchendo-as com spam ou conteúdo não relacionado na esperança de ganhar mais curtidas e seguidores.

Quando você pesquisa o conteúdo postado com #TBT ou #ThrowbackThursday em qualquer lugar on-line, você provavelmente vai tropeçar em toneladas de lugares que têm muito pouco ou nada a ver com o tema “retrocesso”.

Motivo da popularidade

As pessoas adoram ficar nostálgicas sobre sua infância, velhos amigos, relacionamentos, tendências da cultura pop que já passaram há muito tempo, viagens passadas, férias e todo tipo de coisas que trazem lembranças felizes. As pessoas geralmente gostam de postar sobre si mesmas, já que atrai a atenção na forma de curtidas e comentários.

Uma forte resposta emocional atua como um catalisador para o compartilhamento social, por isso faz sentido que suas mais amadas lembranças do passado estejam entre as coisas que você mais gosta de compartilhar – mesmo que isso seja importante para você e para ninguém mais.

Origem do TBT

Acredite ou não, o primeiro uso do termo TBT é mais antigo do que o surgimento do Instagram e até das mídias sociais como as conhecemos hoje. De acordo com o Know Your Meme, o termo foi introduzido pela primeira vez no Urban Dictionary em 2003.

Até por volta de 2010 ou 2011, o termo tinha sido usado por um número pequeno de pessoas para falar de temas retrô. O TBT se tornou a grande tendência que conhecemos e amamos hoje cerca 12 meses depois do Instagram ser inaugurado (por volta de novembro de 2011).

O que postar no TBT?

Você não precisa ser um superastro das mídias sociais ou ter milhares de seguidores para seguir essa tendência. Tudo o que você precisa fazer é encontrar algo sobre o passado que seja relativamente interessante para postar e marcar com #ThrowbackThursday, #Throwback ou #TBT.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.