O sangue subiu à cabeça? Estudo japonês revela método para controlar a raiva
Entenda a metodologia de um estudo japonês, que buscou compreender formas de controlar a raiva. Confira os seus detalhes.
Como você lida com a raiva no dia a dia? Evidentemente, cada pessoa tem um modo distinto, cuja eficácia pode variar. Entretanto, a ciência, assim como em outros âmbitos da vida, está disposta a nos ajudar!
Veja também: 7 passos definitivos para alcançar o equilíbrio físico e mental
Por esse ângulo, um estudo japonês da Universidade de Nagoya buscou exatamente isto: explorar métodos eficazes de controle de raiva. Durante o processo, os pesquisadores perceberam que anotar pensamentos negativos em um pedaço de papel e depois rasgá-lo ou descartá-lo pode reduzir significativamente os níveis de estresse.
Detalhes do estudo que descobriu uma alternativa ao controle da raiva
O estudo, publicado na Scientific Reports on Nature, teve cerca de 100 participantes. Primeiramente, eles avaliaram cinco estados de raivas, em uma escala de 1 a 6, para formar uma pontuação de raiva inicial.
Em relação à metodologia, os pesquisadores solicitaram aos convidados que eles escrevessem opiniões breves sobre problemas sociais. No feedback das redações, independentemente da qualidade do que foi expresso, todos receberam comentários negativos.
Em seguida, as pontuações de raiva foram medidas novamente e percebeu-se que, como resultado dos feedbacks negativos, as pontuações de raiva aumentaram para todos os envolvidos.
Dois grupos são formados
Então, os candidatos foram solicitados a escrever seus pensamentos irados sobre o feedback que eles tiveram. Nesse sentido, um grupo foi instruído a descartar o papel, jogando-o no lixo ou triturando-o, enquanto o outro manteve as anotações.
Quando as pontuações de raiva foram medidas de novo, os números daqueles que jogaram fora o papel retornaram para perto do que eles consideram como o nível inicial. Por outro lado, aqueles que mantiveram a cópia tiveram apenas uma ligeira diminuição da raiva.
O que explica o fenômeno?
Como o portal de notícias Dimsum Daily destaca, entende-se que a razão por trás do sucesso da técnica está relacionada ao que eles destacam como “contágio mágico reverso”, em que a eliminação de uma entidade física ruim, como o papel aqui, faz com que a emoção associada a ele seja dissipada.
Além do mais, o mesmo site também enfatiza que a pesquisa baseou-se em estudos anteriores que ligam a escrita à redução da raiva e à influência de objetos físicos. Por fim, é citado que atos como queimar cartas ou destruir presentes associados a emoções ruins, como de ex-parceiros, acompanham efeitos parecidos.
Comentários estão fechados.