O sono segmentado pode ser a solução para a sua insônia; entenda!
Conheça a forma como nossos ancestrais dormiam que pode servir de solução para a ansiedade causada pelo mau sono.
Nos últimos dois anos, muitas pessoas tiveram hábitos de trabalho e descanso diferentes dos anteriores devido às condições impostas pela pandemia de Covid-19. Nessas condições, o sono torna-se fragmentado para muitos deles, seja de forma voluntária ou não, dados os níveis de estresse nesse período. Assim, sem querer, eles trouxeram de volta um ciclo natural que se pensava ser um padrão de séculos atrás.
Leia mais: Qualidade do sono: Saiba 3 alimentos que atrapalham seu descanso
Naquela época, muitas pessoas iam dormir assim que o sol se punha e acordavam três ou quatro horas depois. Então eles socializavam, liam, faziam pequenas refeições e faziam sexo por uma ou duas horas, e depois dormiam por mais três a quatro horas. Somente quando a luz artificial foi introduzida é que as pessoas começaram a se forçar a dormir à noite, disse Roger Ekirch, professor de história da Virginia Tech.
A nova rotina com a luz artificial
Com o advento da Revolução Industrial, tudo mudou, com ênfase no lucro e na produtividade, de forma que as pessoas que deveriam limitar o sono a um intervalo de tempo levavam vantagem. Com isso, a luz, cada vez mais popular, permitia que as pessoas conseguissem ficar mais horas do dia acordados e, consequentemente, dormissem mais tarde.
Dessa forma, com base em um estudo postado em 2010 no Journal of Psychosomatic Research, 30% das pessoas contaram que acordam pelo menos três vezes durante seu sono. Além disso, em um estudo realizado pela Universidade de Pensilvânia, 25% dos adultos sofrem com insônia nos dias atuais.
Sendo assim, a pandemia foi capaz de estimular esse padrão de comportamento em diversas pessoas, por conta da flexibilidade de horários. No entanto, os médicos não sabem dizer se essa é uma forma saudável, pois não sabem o efeito disso a longo prazo.
Remédio contra a insônia
Parece que, para algumas pessoas, o sono segmentado tem sido uma forma de combater as crises de insônia que muitas delas sofrem. Por exemplo, para Danielle Hughes, de 33 anos, esse método de sono serviu como um remédio. Com isso, ela passou a dormir de 2h às 6h da manhã e de 14h às 18h. Ela ainda conta que a sua ansiedade por conta de noites mal dormidas começou a diminuir.
Dessa forma, em muitos casos, o sono fragmentado pode ser uma boa solução, mas o ideal é que isso só aconteça com pessoas que já têm problemas para dormir. Pois, para os casos de ansiedade causadas pelo mau sono, realmente costumam ser uma solução.
Comentários estão fechados.