Uso abusivo de estratégias de propagandas narcisistas; saiba reconhecê-las
Aprenda a identificar as técnicas de manipulação narcisista nas redes sociais e na TV. Veja mais detalhes, então saberá quando está sendo manipulado para pensar algo específico.
Os narcisistas podem ser oportunistas e manipuladores de maneiras difíceis de identificar. A mídia utiliza vários mecanismos para manusear a opinião pública. Esse é um fato quase unânime. É por isso que é importante conhecer algumas das estratégias de propagandas usadas especificamente por pessoas que apresentam traços narcisistas.
Leia mais: Pais narcisistas: descubra 5 principais sinais tóxicos nessa relação
O que realmente é narcisismo?
O narcisismo é um conceito psicanalítico que define os indivíduos que exageram em sua própria imagem e cultivam o excesso de zelo por eles mesmos. As pessoas que desenvolvem esta condição geralmente são fechadas, egocêntricas e solitárias, mas fazem questão de passar uma imagem de sucesso.
Narcisismo e a publicidade
No alcance do discurso publicitário e sua relação com o narcisismo, o significado do desejo ganha destaque para essas pessoas. Muitos podem usar técnicas clássicas de propaganda com muita habilidade para atingir seus os objetivos. Essas estratégias são colocadas em prática para criar um senso comum sem críticas aos problemas, fazendo com que a população aja em prol dos interesses da classe dominante.
Confira alguns desses métodos a seguir.
Pensamento em preto e branco no marketing
Essa técnica envolve fingir para o público-alvo que apenas duas opções estão disponíveis quando, na verdade, existe várias outras. Isso é usado para que o consumidor pense que deve comprar apenas o seu produto. Soa como “você está comigo ou contra mim”. Também é algo muito visto na política.
A grande mentira
Outro truque é inventar uma mentira tão grande que os outros não sabem sequer por onde começar a refutá-la. Muitos narcisistas mentem naturalmente, até mesmo acreditando que tudo o que dizem no momento é realmente verdade. Eles sabem que quanto maior a mentira, maior o impacto na capacidade crítica dos outros.
Usar mais do aspecto emocional
Esse é um procedimento clássico para quebrar a análise racional e o senso crítico do outro sujeito. O uso de fatores emocionais pode abrir portas para a implantação de pensamentos, desejos, medos, compulsões ou comportamentos que aos poucos podem ser induzidos no subconsciente.
Criar problemas para depois apresentar a solução
Essa técnica é conhecida pelo nome de “problema-reação-solução”. Como ocorre? Ela se dá pela criação de uma situação (que vai gerar uma reação no público que já é esperada por ele) para que as pessoas exijam as medidas que o sujeito quer que elas aceitem, ou seja, a grande “ solução”.
Comentários estão fechados.