O objetivo das empresas é fixar a marca na memória de seus consumidores

Esse é um dos principais objetivos e desafios para os profissionais de comunicação e marketing.

Manter a marca registrada na memória dos consumidores é um dos principais objetivos e desafios para os profissionais de comunicação e marketing, e também para os gestores de negócios. As marcas nem sempre atualizam constantemente os seus produtos mais antigos, mas mesmo assim conseguem garantir que a satisfação e a fidelidade dos clientes sejam constantes.

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A diretora-executiva da Tipz, Lygia Bellotti, destacou que investir no próprio posicionamento da marca é essencial para que o objetivo seja alcançado. “Promover ações que valorizem a marca e permanecer presente em todos os canais de mídia e nos principais veículos de comunicação, onde fazem parte do dia a dia dos consumidores. Tanto no mundo digital quanto no mundo não digital essas ações fazem toda diferença” completa.

Além do mais, a diretora-executiva ressaltou que as marcas precisam se relacionar melhor presencialmente com seus consumidores para poder explorar e melhorar com essa proximidade. “O elemento principal é que haja verdade em tudo o que a marca consegue fazer, seja no conceito que ela cria para seus produtos quanto nas suas divulgações, tudo precisa ser genuíno”, finaliza.

Em entrevista, o especialista em comunicação e marketing Lucas Rezende apontou que, para deixar a marca presente na memória do consumidor, é preciso seguir três ações estratégicas que são indispensáveis:

  • Criar uma conexão emocional entre consumidor e a mensagem que está sendo transmitida, para poder gerar um sentimento e reconhecimento.
  • Transformar a conexão em uma ação prática, tendo que colocar o cliente e a marca, de uma certa forma, mais próximos para conseguir engajamento no sentimento de se identificar.
  • Mostrar para o consumidor que a sua marca defende alguma causa que possa ser do interesse dele.

A também especialista em comunicação e marketing Catarina Mattedi Carneiro avaliou que as conexões emocionais são grandes responsáveis por deixar a marca fixa na memória dos consumidores. Ela ainda destaca que as conexões podem ser estabelecidas explorando sentidos, como o uso de aromas exclusivos em lojas, oferecendo mimos ou com um atendimento muito atencioso para os clientes, mostrando real interesse no que ele tem a dizer.

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