Oito dicas para você se concentrar nos estudos

Um dos grandes desafios que quase todo aluno enfrenta é conseguir se concentrar nos estudos. O preparo para provas como o Vestibular e o Enem requer muita dedicação.

0

 

Um dos grandes desafios que quase todo aluno enfrenta é conseguir se concentrar nos estudos. O preparo para provas como o Vestibular e o Enem requer muita dedicação. Há muito a estudar e há muita competição, principalmente para quem deseja ingressar em um curso concorrido. É importante, portanto, que o aluno consiga estudar de forma eficaz para otimizar seu desempenho nas provas. Para estudar com eficácia, é necessário conseguir se concentrar nos estudos. Quando se estuda com concentração, as horas de estudo rendem muito mais.

Neste blog, oferecemos oito dicas para você melhorar sua concentração nos estudos, especialmente se você está se preparando para o Vestibular e o Enem.

  1. Se houver a possibilidade, faça um bom cursinho preparatório para o Vestibular e o Enem.

Um cursinho preparatório para o Vestibular e o Enem, seja presencial ou online, não é imprescindível, mas é muito recomendável. É inegável que muitos alunos tiveram êxito no Vestibular sem terem feito um cursinho preparatório. Contudo, uma das vantagens de um bom cursinho preparatório é que ajuda o aluno a organizar os estudos. Assim, torna-se mais fácil estudar com disciplina e concentração.

  1. Elabore e siga um plano de estudos.

Mesmo que você faça um cursinho preparatório, presencial ou online, é aconselhável elaborar seu próprio plano de estudos. Há cursos que fornecem um plano de estudos genérico, mas o ideal é que seja personalizado. Por exemplo, se a matéria que mais lhe apresenta dificuldades é Matemática, seu plano de estudos deve alocar mais tempo ao estudo dessa matéria.

Um bom plano de estudos ajuda o aluno a se organizar. Isso facilita a concentração nos estudos. Assim, há menos chance de o estudante perder o foco ao se preparar para as provas que prestará.

  1. Estude as matérias e os assuntos mais complicados quando estiver mentalmente descansado.

É contraproducente tentar estudar assuntos difíceis quando se está mentalmente esgotado. A exaustação geralmente resulta em falta de concentração. Quando se está cansado, é muito mais difícil se concentrar. Portanto, não basta o aluno ser disciplinado e estudar muito para ter sucesso no Vestibular e no Enem. É necessário também que estude com inteligência.

Identifique as horas do dia em que você se encontra com a menta descansada e as utilize para se dedicar aos assuntos mais difíceis de compreender. Na maioria dos casos, o ideal é estudar no período da manhã, após uma boa noite de sono. Contudo, há pessoas que conseguem se concentrar melhor à noite.

  1. Ao estudar uma aula, faça anotações. Revise-as periodicamente, especialmente nos dias que antecedem as provas.

Muitos alunos leem ou assistem a uma aula, mas não conseguem assimilar o que foi transmitido. Isso ocorre frequentemente, especialmente quando o estudante não se concentra no que lê ou ouve. Uma forma de evitar que isso ocorra é fazer anotações.

Ao estudar uma aula, anote os conceitos mais importantes e prepare um breve resumo dela. Isso o ajudará a se concentrar e a conseguir reter o conteúdo da aula com mais facilidade. Além disso, anotações e resumos são extremamente úteis: você deve revisá-los periodicamente, especialmente nos dias que antecedem as provas.

  1. Responda a questões após estudar uma aula. Isso o ajudará a assimilar o assunto estudado.

Após estudar uma aula, responda a questões que testam os conceitos por ela transmitidos. Responder a questões constitui uma forma de evitar que se estude passivamente, sem concentração. Não conseguir responder corretamente às questões significa que você não entendeu a aula ou que você não se concentrou ao estudá-la.

  1. Não interrompa seus estudos a menos que seja algo urgente.

Não fique navegando pela Internet, acessando o Facebook ou respondendo a mensagens no seu celular enquanto estuda. Navegar pela Internet é uma tentação, principalmente para quem estuda por meio de um computador, tablete ou celular. Resista a essa tentação! Você pode navegar pela Internet ou trocar mensagens com os amigos durante os intervalos de estudo.

  1. Estude em um lugar tranquilo, onde não haja barulho.

Não estude em lugares onde há barulho ou pessoas conversando. Não estude com a televisão ligada. O ideal é nem sequer ouvir música enquanto se estuda, pois isso também pode prejudicar a concentração.

Procure estudar em um lugar silencioso. A mente consegue assimilar conceitos com mais facilidade quando não há poluição sonora. Procure estudar em um lugar onde você não será interrompido ou distraído.

  1. Cuide bem de sua saúde para conseguir se concentrar nos estudos.

Durma bem, alimente-se bem e pratique exercícios físicos. É importante encontrar formas de reduzir o estresse físico e mental. A falta de sono, a exaustação, a fome e o estresse prejudicam a concentração e o aprendizado. Durante o período de provas, não faça regimes radicais, como o de baixo carboidrato, que resulta em fadiga física e mental. Também não economize no sono, mesmo que seja para se dedicar aos estudos. É preferível estudar menos horas com a mente descansada do que ficar estudando até muito tarde da noite, dormir pouco e acordar exausto.

É também desaconselhável deixar de fazer atividades físicas durante o período de preparo para o Vestibular e o Enem. Há alunos que afirmam que não se deve desperdiçar tempo de estudo para praticar atividades físicas. Contudo, estudos científicos demonstram que atividades físicas aliviam o estresse e auxiliam a concentração e a memória. Constituem, portanto, um investimento de tempo que ajuda o aluno a se concentrar nos estudos e, consequentemente, melhorar seu desempenho nas provas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.