Olhe fixamente para as imagens e veja o que acontece

Trata-se de um truque que acontece em nossa mente quando colocamos foco em um objeto específico, entenda.

Brincar com ilusões de ótica é uma ótima forma de perceber o quanto as nossas percepções podem variar a partir de diversos fatores. Como é no caso das ilusões de ótica presentes nas imagens abaixo, em que a observação fixa em um dos objetos faz os demais sumirem. Assim, podemos até pensar que existe algo de errado com os nossos olhos, mas não é exatamente isso o que acontece. Veja aqui qual a verdade por detrás desse mistério ótico.

Leia Mais: Ilusão de ótica: quantos círculos completos estão presentes na imagem?

Observe com atenção

Preste bastante atenção na primeira imagem que aparece em sua tela e que, a princípio, parece uma obra de arte em desfoque, como nuvens de cores. Trata-se, na verdade, de uma imagem com o objetivo de iludir os nossos olhos. Para isso, olhe fixamente para o centro da imagem e veja como cada uma das cores começa a se desbotar. Ademais, uma dica para observar o fenômeno é depositar o seu dedo indicador no centro da imagem e observá-lo fixamente, até o que resto desapareça.

Já na segunda imagem, o fenômeno é mais fácil de se observar, pois basta depositar o seu foco no círculo ao centro da imagem. Então, aos poucos você irá perceber que a borda azul ao seu redor desaparece, e irá reaparecer rapidamente se você voltar o foco a ela. Essa ilusão de ótica é uma forma muito conhecida na psicologia para compreender como se dá a nossa percepção.

Efeito Troxler

Esse efeito foi descoberto e estudado pelo médico suíço Ignaz Paul Vital Troxler e, por isso, recebe o nome de efeito ou desvanecimento Troxler. Trata-se de uma conclusão que o mesmo chegou a respeito da percepção humana sobre os objetos, pois quando existe um foco, tendemos a ignorar mentalmente o resto das informações que estão ao nosso redor. Inclusive, essa interpretação não tem centralidade apenas na percepção visual, mas em nossa natureza humana como um todo. Visto que nós somos seres que funcionamos a partir de alvos e pontos pré-estabelecidos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.