Olhe suas mãos! Sinal nas unhas pode indicar tipo raro e agressivo de câncer
Um sinal que surge nas unhas pode ser o indicativo de um tipo de câncer raro, mas muito agressivo. Saiba como identificar.
Um sinal pouco reconhecido nas unhas poder sugerir um tipo de câncer agressivo, mas raro. Muitas pessoas não conhecem o melanoma subungueal, menos ainda os sintomas, o que pode levar ao diagnóstico tardio. Por isso, veja qual é o sinal que merece atenção.
Leia mais: Este hábito pode reduzir em até 35% as chances de ter câncer de próstata
O melanoma subungueal é um câncer de pele que se desenvolve sob a unha. Normalmente, o sinal surge como uma faixa escura e vertical na unha, podendo crescer rapidamente ou mudar de cor ao longo do tempo. Este tipo de câncer não é relacionado à exposição solar, o que causa ainda mais dúvida em muitas pessoas.
Sinal nas unhas pode indicar tipo raro de câncer
Este tipo de câncer pode ser difícil de ser detectado. Além do sinal que surge nas unhas e pode indicar o tipo raro, os pacientes com diagnóstico da doença têm sinais como mancha escura na pele ao redor da unha e dor ou sensibilidade na área afetada.
Assim como em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. Em alguns casos, a indicação é de cirurgia, associada com terapias adicionais, como quimioterapia, imunoterapia ou radioterapia. Mas tudo isso depende do estágio da doença.
O alerta é para que, ao notar qualquer sinal nas unhas, o mais recomendado é procurar um médico. Os profissionais mais indicados são os dermatologistas, que estudam as unhas e a pele.
Vale lembrar que a faixa que surge nas unhas pode ser marrom, preta ou acinzentada e pode ter diferentes tamanhos e formatos. Deformidade da unha, assim como sangramento, dor ou sensibilidade são mais sinas de alerta.
Por isso, ao perceber qualquer alteração nas unhas ou em qualquer outra parte do corpo, procure atendimento médico para uma correta avaliação, fundamental para o sucesso do tratamento. Como prevenção, use luvas sempre que manusear produtos químicos e esteja atento aos sinais de alerta para prevenir doenças.
Comentários estão fechados.