Olhos ressecados? Veja como melhorar isso naturalmente
Você sofre com olhos que ficam ressecados constantemente? Então veja como acabar com esse incômodo sem precisar recorrer a métodos artificiais!
A sensação de ressecamento ocular, popularmente chamada de “olho seco”, é um sintoma muito comum principalmente em determinadas épocas do ano.
Isso porque quando o clima está muito seco a lubrificação natural dos olhos diminui, o que acaba literalmente ressecando o globo ocular.
A título de informação, a substância que lubrifica os olhos são as mesmas lágrimas que escorrem pelo rosto quando choramos, que são produzidas pelas glândulas lacrimais que ficam ao redor dos olhos.
Além do clima seco, os olhos podem acabar ressecando por conta de outros fatores como ar-condicionado, alta incidência de ventos e raios solares, etc.
E como se isso já não bastasse, ter os olhos ressecados pode desencadear outras condições mais graves, como a conjuntivite e outras inflamações oculares.
Por tudo isso, a melhor opção é mesmo evitar o ressecamento dos olhos, mantendo-os lubrificados. Confira nos tópicos a seguir como tratar o ressecamento ocular de forma natural e o que fazer se isso não resolver o problema.
Dicas para tratar os olhos ressecados naturalmente
(Imagem: divulgação)
Está com os olhos ressecados? Então tome as seguintes medidas:
-
Aumentar a umidade do ambiente, caso você sinta que o ressecamento é por causa do tempo seco ou de um ar-condicionado, por exemplo;
-
Beber bastante líquido durante o dia, a fim de melhorar a produção de lágrimas e a lubrificação natural dos olhos;
-
Não ficar muito tempo exposto ao vento, aos raios UV e ao ar seco em dias muito quentes;
-
Diminuir o tempo diante de telas, para evitar que a luz azul emitida por elas resseque os olhos;
-
Aumentar o “piscar de olhos”, para forçar uma lubrificação maior;
-
Consumir bastante ômega 3, presente principalmente em peixes de água fria. Por ser uma gordura boa, o ômega 3 também atua na melhora da lubrificação ocular;
-
Aplicar compressas de água morna sobre as pálpebras ao final do dia, para estimular a produção de lágrimas.
Se mesmo com essas medidas os seus olhos continuarem ressecados, não se preocupe, pois ainda há solução.
E se não melhorar?
Quando o ressecamento dos olhos é recorrente, a solução é mesmo procurar um oftalmologista para uma consulta.
Inclusive, se os sintomas de ressecamento dos olhos persistirem por mais de 24 horas e/ou virem acompanhados de dores nos olhos e outros sinais, um pronto-socorro deve ser visitado o mais rápido possível.
Nalgumas situações, a insistência desses sintomas indica a presença de uma patologia crônica ou aguda, como a Síndrome da Disfunção Lacrimal.
Esse distúrbio, onde os olhos simplesmente não são lubrificados naturalmente, causa sintomas como ardência, coceira, sensação de areia nos olhos e outros.
Para esses casos, os oftalmologistas podem passar tratamentos com medicamentos, que podem vir em forma de comprimido, em líquido ou como colírio lubrificante mesmo.
Por fim, lembre-se que a automedicação não é recomendada em hipótese alguma, pois o uso de um colírio errado, por exemplo, pode acabar afetando gravemente a visão.
Fique atento para não piorar – e muito – o seu quadro!
Comentários estão fechados.