Onda de calor: veja se sua cidade está entre as 1,4 mil mais quentes do Brasil
Nova onda de calor está deixando os brasileiros bastante incomodados. Confira em quais regiões a temperatura irá passar dos 40 °C!
A intensa onda de calor que atinge o Brasil será sentida de forma excepcional pelos moradores de 1.413 municípios, conforme alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o Instituto, toda a região Sudeste, Sul, Norte e Nordeste estão sob alerta laranja de “perigo”, que aponta temperaturas 5º acima do esperado por até cinco dias consecutivos.
Veja também: Perigo! Calor nunca antes visto atinge várias regiões do Brasil nesta semana
Ao todo, 13 estados sentirão os impactos do fenômeno de forma direta, sendo eles: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Porém, 1.138 cidades em sete estados estão sob alerta vermelho de “grande perigo”, devido as altas temperaturas ficarem por mais de cinco dias seguidos. Os estados sob este alerta são: São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A previsão indica que as temperaturas deverão ultrapassar dos 40 °C.
Brasil passa pela oitava onda de calor
Esta já é a oitava onda de calor que passa pelo país, podendo atingir temperaturas acima dos 42 °C. Devido ao calor extremo no Centro-Oeste e no Sudeste, os estados dessas regiões podem contar com tempestades isoladas no final da tarde. Atenção para o risco de chuva intensa e vendavais, com possíveis transtornos, ao longo da semana.
Dessa forma, a intensa onda de calor ocorre devido ao tempo seco, que favorece o aumento da insolação. Ao liberar um alerta vermelho, o Inmet avida que a situação meteorológica é de perigo, com “grande probabilidade de ocorrência de danos e acidentes, com risco para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Nesses períodos de calor extremo e baixa umidade, os brasileiros devem se manter atentos a hidratação, visto que as condições atuais são favoráveis para a desidratação e ressecamento da pele, nariz, olhos e boca.
Tempestades na Região Sul
Segundo as previsões do MetSul, o El Niño causa uma forte onda de calor na maioria do país, enquanto o Sul irá enfrentar tempestades e volumes excessivos de chuva com enchentes. O esperado é que os acumulados atinjam marcas entre 100 mm e 200 mm em diversas cidades. No entanto, o alerta é para a metade norte Gaúcha e Santa Catarina, onde os precipitados podem ficar entre 300 mm a 400 mm.
É esperado temporais isolados de vento e granizo, com risco de inundações e enchentes. Por fim, a chuva mais volumosa começa a se deslocar para o Norte ao decorrer da semana, atingindo o Sudoeste do Paraná.
Comentários estão fechados.