Ônibus sem ar-condicionado terá subsídio cortado no RJ
Prefeitura decretou que os ônibus que estiverem circulando sem ar-condicionado terão o subsídio cortado. Saiba mais!
É de conhecimento de todos como o verão no Brasil pode ser muito quente, principalmente se tratando do Rio de Janeiro, onde a sensação térmica pode passar dos 40°C. Pensando nisso, a prefeitura carioca antecipou a vigência do novo regulamento sobre os subsídios pagos aos consórcios dos ônibus de transporte coletivo municipal, que atualmente são calculados com base na quantidade de quilômetros percorridos pelos veículos.
Com o novo decreto, caso um veículo seja pego circulando sem ar-condicionado ou com este apresentando defeitos, o subsídio referente ao dia será cortado totalmente, independentemente de quantos quilômetros tenha percorrido.
“Quero lembrar às concessionárias do sistema de ônibus que aqueles veículos que estiverem com o equipamento de ar-condicionado desligado não receberão o subsídio reajustado a ser pago pela prefeitura”, destacou o prefeito Eduardo Paes, em postagem nas redes sociais.
Além disso, caso alguma linha de ônibus esteja rodando com menos de 80% da frota estabelecida, os auxílios serão reduzidos pela prefeitura. Contudo, outra penalidade foi inserida no decreto: além de ter o subsídio reduzido, haverá a cobrança de uma multa.
Sendo assim, os veículos receberão multas no valor de R$ 563,28 caso estejam rodando entre 40% e 60% da distância estipulada. Se estiverem rodando com menos de 40% da quilometragem total estipulada, a multa é de R$ 1.265,55.
Rio Ônibus havia prometido ar-condicionado e Wi-Fi até 2020
O Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), de acordo com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no ano de 2018, se comprometeu a reformar toda a frota de coletivos até 2020, instalando climatizadores, entradas USB em todos os assentos e sinal de Wi-Fi, de maneira que os usuários do serviço pudessem carregar os celulares e acessar a internet durante o transporte, conforme consta no Diário Oficial do Município do dia 6 de agosto de 2018.
Por fim, a Rio Ônibus diz em nota que “desde a assinatura do acordo, em maio de 2022, os consórcios estão empenhados em cumprir todas as demandas da Prefeitura, priorizando a retomada de 66 linhas e ampliação de frota em mais de 300 ônibus já em operação”.
Comentários estão fechados.