Open Finance amplia oferta de crédito e financiamento

Caberá ao cliente decidir se quer ou não compartilhar os seus dados no Open Finance para obter melhores propostas de crédito e financiamento.

Agora o antigo Open Bank é o Open Finance, e a mudança vai além do nome. Afinal, o Banco Central permitiu que as instituições financeiras pesquisem registros de clientes para oferecer linhas de crédito com condições especiais.

Dessa forma, espera-se beneficiar ainda mais pessoas que buscam por melhores opções de parcelamento, taxa de juros e prazos para pagar. Entretanto, será necessário que o cliente autorize a difusão de suas informações pessoais para garantir alguma oferta de crédito do Open Finance.

Leia mais: Sim Digital: Caixa Econômica oferece Microcrédito para Negativados.

Quais as vantagens do Open Finance?

Quem mais ganha com essa nova possibilidade são os bancos, que agora possuirão um leque de contatos muito maior que antes. Por outro lado, a concorrência fica cada vez maior, e isso pode gerar melhores condições de crédito para os clientes.

Assim, a expectativa é que com esse novo incentivo os bancos consigam oferecer empréstimos com melhores prazos para pagamento e maior número de parcelamentos.

Dessa forma, o compartilhamento de dados pessoais na plataforma pode ser uma iniciativa interessante também para o cliente.

Por exemplo, o próprio poderia tentar fazer novas negociações com o banco tendo como argumentos valores, taxas e prazos de outras instituições. Logo, as chances de conseguir um empréstimo que caiba no bolso são bem maiores.

Posso confiar meus dados ao Open Finance?

A decisão de compartilhar ou não os dados será exclusivo de cada um dos clientes. Porém, muitos ficam preocupados com a exposição demasiada de seus dados.

Nesse caso, é sempre importante lembrar que o Open Finance funciona sob o aval do Banco Central, e que o compartilhamento de dados sempre envolve um nível de risco.

Afinal, pode ser que haja uma invasão aos dados inclusive de bancos, portanto, o risco sempre estará presente. Isso significa que cada pessoa deverá considerar até onde é risco e até onde é vantagem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More