Open Finance e suas vantagens na economia do país
Através do Open Finance, as instituições financeiras poderão fazer ofertas aos seus consumidores de forma mais ágil e segura.
Open Finance é uma iniciativa do Banco Central do Brasil e trata-se de um sistema financeiro que visa promover uma melhora na oferta de produtos e serviços financeiros para quem os consome.
Isso significa que, através do Open Finance, as instituições financeiras poderão fazer ofertas aos seus consumidores de forma mais ágil e segura. Neste sistema, também é possível compartilhar dados financeiros entre diferentes instituições.
Leia mais: Após muito tempo, Nubank finalmente adotou o Open Finance
Com o sistema financeiro aberto, é possível incluir na rotina digital do cliente uma nova prestação de serviço, pois através dele existem novos modelos de negócios. Assim, o Open Finance permite ao consumidor controlar a sua vida financeira, pois é possível comparar os preços de todos os produtos e quaisquer serviços, aumentando as possibilidades e maior visibilidade de bases financeiras.
Com essas vantagens e o leque de acesso a produtos, aumentará o lado competitivo das empresas financeiras. Com isso, o cliente, tanto pessoa física quanto jurídica, deverá analisar com qual instituição financeira deseja compartilhar seus dados. Lembrando que deverá ser uma que ele conheça e confie, visando que o sistema garanta uma forma segura e padronizada de compartilhamento de dados. O Banco Central alegou que a segurança dos dados e os serviços compartilhados são de extrema importância e que devem ser executados seguramente.
As instituições que irão participar do sistema Open Finance deverão cumprir requisitos impostos pelo Banco Central do Brasil, e só depois de aceitas irão fazer parte dele.
A instituição financeira que aderir a esse sistema deverá se responsabilizar por criar formas de como controlar e acompanhar o compartilhamento de informações e dados financeiros, visando o mais importante, que é a confiabilidade do processo. O Banco Central já estabeleceu inúmeras regras e requisitos para que as instituições interessadas tenham direito à implementação do sistema.
O sistema de compartilhamento de dados dos usuários do sistema pode ser de grande melhoria e de grande evolução no sistema bancário nacional, pois permite que o cliente da instituição financeira opte por compartilhar seus dados, além de uma adequação por parte das instituições.
Essa customização tecnológica possibilita a elevação positiva da personalização de produtos e o aumento da concorrência entre os bancos, fazendo com que isso melhore as ofertas para aumento de créditos e também para a melhoria de formas de financiamento.
Com isso, o Open Finance é uma união muito interessante entre a tecnologia e serviços financeiros, pois gerará melhorias nesses serviços e haverá um apoio direto e indireto no sistema financeiro, o que com certeza impactará positivamente no fluxo da economia do país.
Comentários estão fechados.