OpenAI cria detector de textos gerados por ChatGPT para combater plágio
Desde a criação do ChatGPT muito se discute sobre o futuro da dissertação no mundo, sobretudo em trabalhos escolares e acadêmicos.
Nas últimas semanas, houve uma série de debates sobre o lugar que a produção de textos ocupará no futuro, após a criação do ChatGPT. No caso, essa é uma ferramenta que consegue elaborar textos a partir de informações prévias com o uso de Inteligência Artificial. Como o ChatGPT pode possibilitar o plágio, foi necessário criar um detector de textos gerados por IA.
O ‘Classificador’ do ChatGPT
O software que a OpenAI desenvolveu recebeu o nome de “Classificador” e tem como principal objetivo detectar quando o texto foi feito por Inteligência Artificial. Para isso, os programadores desenvolveram um mecanismo treinado a partir de textos feitos por seres humanos e também por robôs que utilizam a Inteligência Artificial.
Desse modo, ele conseguirá reconhecer os padrões de linguagem artificial e então reconhecer um caso de cópia. Ainda assim, a OpenAI informa que o mecanismo ainda é novo e contém uma série de limitações quanto ao seu uso. Isso quer dizer que existe a possibilidade do software errar o veredito de autenticidade.
Para evitar esses erros, é preciso que o Classificador seja usado apenas para textos em inglês, ao menos por enquanto. Ademais, ele tem maiores chances de acertar o veredito quando analisa textos longos, pois há uma perda de capacidade analítica em textos curtos. Por fim, o Classificador também não pode ser o único critério que aponta para o uso de IA.
Polêmicas envolvendo o ChatGPT
Desde que surgiu, o ChatGPT despertou debates calorosos sobre o futuro da produção textual após as ferramentas de IA. Isso porque já existem casos confirmados de uso do programa para burlar as regras de instituições de ensino. Afinal, é possível usar o ChatGPT para criar textos dissertativos longos dentro das regras de produção acadêmica.
Mas não é só isso, pois o ChatGPT pode construir diversos tipos de textos, como canções, piadas, poemas e até mesmo livros de ficção. Desse modo, já se alertava sobre a necessidade de construir um mecanismo que seja capaz de reconhecer quando há o uso de Inteligência Artificial para a produção de um texto.
Comentários estão fechados.