OpenAI, dona do ChatGPT, tentou ser contra o Google e conseguiu
A OpenAI chegou no mercado tecnológico com algo que não acontecia na área: a startup ganhou destaque e virou concorrente do Google.
As diversas criações tecnológicas estiveram por um bom tempo restritas às grandes marcas. Google, Apple, Microsoft e outras gigantes da área lideram os principais pontos de criação que temos em mãos. São grandes empresas que conseguem dominar todo o território, cada uma em seu devido lugar. Isso aconteceu até novembro de 2022, quando uma startup ganhou destaque entre as maiores e se declarou como concorrente do Google.
A OpenAI surgiu com a criação da inteligência artificial ChatGPT e está mais perto das gigantes tecnológicas. Apesar da aproximação e do destaque recente, a pequena empresa não surgiu apenas no ano passado. Pesquisadores da tecnologia acompanham a evolução desde o surgimento, ainda em 2015. O único intuito era algo que, talvez, outros tenham tentado e falhado: não permitir que uma inteligência artificial e geral seja controlada somente por uma empresa, aproximando a tecnologia da realidade.
Surgimento da OpenAI e inspiração do Google
O objetivo da empresa surgiu com a preocupação da IA ser semelhante aos humanos, algo que muita das vezes pode estar distante do que é, literalmente, ser humano. Existe uma distopia muito evidente quando o assunto é inteligência artificial, e a OpenAI percebeu isso em criações do Google. O surgimento da startup contou como uma organização sem fins lucrativos e tinha o objetivo de desenvolver as tecnologias que estivessem atreladas à realidade.
Agora, o que muita gente não sabe é que Elon Musk (bilionário, dono da Tesla, Twitter e SpeaceX) junto com Sam Altman, ambos em 2015 eram responsáveis pela ‘Y Combinator’ (YC), a maior investidora de startups no mundo inteiro. Além de Musk e Altman, o cofundador do PayPal, Peter Thiel e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, também estavam por detrás da OpenAI. No surgimento da startup no mercado, prometeram que R$ 1 bilhão seria investido em uma nova direção de inteligências artificiais.
Foi por meio desse investimento e do objetivo principal que a OpenAI contratou Ilya Sutskever, ex-cientista do Google, para que criasse as novas tecnologias de inteligência artificial. Hoje, Altman é o CEO da OpenAI e observa em um bom lugar os lucros de anos de evolução.
Comentários estão fechados.