Origem bíblica: 12 nomes hebraicos mais populares no Brasil
A popularidade desses nomes se deve à influência cristã no país, que, por sua vez, tem origem nas culturas hebraica e israelita/judaica.
A cultura brasileira possui profundas raízes cristãs, que por sua vez têm influências históricas da cultura hebraica, atualmente representada pela cultura israelita/judaica.
Essa herança remonta aos tempos coloniais, quando Portugal, fortemente influenciado pela Igreja Católica Romana, estabeleceu suas colônias e, mais tarde, o Brasil como um país cristão.
A influência da cultura hebraica moldou diversos aspectos do Brasil, desde a organização social até a linguagem. Nomes de cidades, leis e até mesmo a abrangência religiosa do país refletem essa herança.
Contudo, uma das áreas mais evidentes dessa influência é na escolha dos nomes próprios, com muitos brasileiros optando por nomes hebraicos tradicionais.
Para fazer essa escolha, milhões de pais e mães recorrem à Bíblia Sagrada, base da fé cristã, que é, na verdade, um livro de origem judaica e resguarda muitos fatores de origem hebraica, incluindo nomes.
Imagem: reprodução
Por causa desse movimento cultural-religioso, no Brasil há uma grande variedade de nomes hebraicos em uso.
No entanto, alguns se destacam como os mais populares, e a seguir indicamos quais são os 12 que mais se destacam.
12 nomes hebraicos mais famosos no Brasil
Dividimos essa lista entre nomes femininos e masculinos. Confira!
Nomes femininos
-
Maria: este nome é derivado do hebraico “Miriam”, que significa “vidente”, “pura” e/ou “obstinada”. Maria é um dos nomes mais populares no Brasil e tem fortes raízes religiosas;
-
Mariana: é uma combinação de Maria e Ana, portanto, também tem sua origem em Miriam e significa “amada”, “cheia de graça” ou “senhora soberana”.
-
Ana: vem do hebraico “Hannah”, que significa “graça” ou “cheia de graça”;
-
Rebeca: originário do hebraico “Rivqah”, que significa “união” ou “cordas atadas”;
-
Isabela: uma forma latina do nome hebraico “Elisheba”, que significa “Deus é abundância” ou “Deus é juramento”. O nome também ganha conotações como “casta”, “pura” e “consagrada a Deus”.
-
Elisa: derivado de “Elisheba”, também compartilha a mesma raiz que Isabela, significando “Deus é abundância” ou “Deus é juramento”.
Imagem: reprodução
Nomes masculinos
-
João: do hebraico “Yochanan”, que significa “Deus é gracioso” ou “agraciado por Deus”;
-
José: derivado de “Yosef” em hebraico, que significa “aquele que acrescenta” ou “Deus multiplica”.
-
Miguel: do hebraico “Mikha’el”, que significa “quem é como Deus?” ou “semelhante a Deus”;
-
Gabriel: vem de “Gabri’el” em hebraico, que significa “homem de Deus” ou “fortaleza de Deus”;
-
Samuel: do hebraico “Shemu’el”, que significa “nome de Deus” ou “Deus ouve”.
-
Davi: oriundo do hebraico “Dawid”, que significa “amado” ou “querido”.
Esses nomes não apenas refletem a rica herança cultural e religiosa do Brasil, mas também destacam a continuididade da influência hebraica nas escolhas de nomes ao longo dos séculos.
Outro fato é que a popularidade desses nomes, que continuam a ser dados a pequenos brasileiros todos os dias, ressalta a importância duradoura da cultura e da fé no cotidiano nacional.
Comentários estão fechados.