Os 10 cães mais temidos do mundo: veja as raças conhecidas por sua bravura e lealdade

Raças de cachorro que requerem cuidados especiais e como a socialização e o treinamento podem influenciar seu comportamento.

A presença de um cachorro em casa é sinônimo de companhia, carinho e alegria para muitas famílias. No entanto, alguns cães acabam desenvolvendo comportamentos mais agressivos, dependendo de sua raça e também da criação.

Os tutores devem estar cientes de que a educação, o ambiente e a socialização são cruciais para o comportamento dos animais de estimação. Outros fatores, como a genética, também possuem um grande peso na determinação dessa característica.

Saiba quais raças são vistas como mais desafiadoras, mas que podem ter um comportamento equilibrado quando bem treinadas.

Raças mais ‘bravas’ e temidas

Primeiro de tudo, é preciso falar da influência do histórico e treinamento de cães. O American Pit Bull Terrier, por exemplo, tem um passado de lutas que contribui para sua reputação de agressividade. Entretanto, uma criação inadequada pode intensificar esse comportamento.

Já os Rottweilers, conhecidos por seu tamanho e força, eram usados como cães de guarda e pastoreio. Agora, para evitar comportamentos agressivos, é essencial que sejam socializados desde cedo.

Veja as raças de cachorros com mais tendência a serem agressivas:

1. Bulmastife

Embora sejam extremamente leais e carinhosos, os bulmastifes requerem socialização precoce para evitar comportamentos agressivos.

Socialização deve começar cedo para evitar comportamentos agressivos. (Foto: Michael J Magee/Shutterstock)

2. Pastor-alemão

Inteligentes e protetores, os pastores alemães são usados em funções de segurança. O treinamento adequado é essencial para lidar com sua natureza protetora.

3. Doberman pinscher

Dobermans são conhecidos por suas habilidades de proteção e inteligência. Sem a devida estimulação e treinamento, podem apresentar comportamentos indesejados.

4. American pit bull terrier

Os pit bulls são frequentemente associados à agressividade devido ao seu histórico como cães de luta. Entretanto, com socialização e treinamento adequados, eles podem ser companheiros excepcionais.

Raça pode ser uma ótima companheira com o treinamento adequado. (Foto: shymar27/Shutterstock)

5. Rottweiler

Estes cães de grande porte são conhecidos por sua lealdade e capacidade de proteção. Sua natureza de cão de guarda exige uma socialização consistente para controlar comportamentos agressivos.

6. Chow-chow

Os chow-chows são independentes e leais, mas também podem ser desafiadores. Eles exigem um treinamento cuidadoso para garantir a obediência.

7. Akita inu

De origem japonesa, os akitas são leais e dominantes. Treinamento e socialização precoces são fundamentais para esta raça.

8. Pastor-belga-malinois

Conhecido por sua inteligência, o malinois precisa de exercícios físicos e treinamento consistentes para evitar problemas comportamentais.

9. Dálmata

Dálmatas são energéticos e independentes. Sem uma educação firme, podem se tornar desafiadores.

10. Fila-brasileiro

Origem brasileira, o fila é um excelente cão de guarda, mas um tutor experiente é necessário para controlar seu comportamento protetor.

Proteção e cuidado são marcas do fila brasileiro. (Foto: Tatiana Diuvbanova/Shutterstock)

Ao lidar com essas raças, o foco deve estar na socialização, educação e ambiente. Com paciência e técnicas adequadas, é possível transformar um cão potencialmente bravo em um companheiro fiel e amoroso.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.