Os 10 países com os maiores índices de criminalidade em 2023 (Brasil na lista)
Os países mais perigosos do mundo, com as maiores taxas de criminalidade. Na América do Sul, dois lugares estão na listagem da pesquisa.
Você conhece os países com maiores taxas de criminalidade? Essas porcentagens são estudadas pra definir os países mais seguros e os mais violentos do mundo. A taxa de criminalidade é um cálculo que tem como base o número total de crimes registrados em um determinado período. Dessa vez, o Brasil aparece em uma colocação entre os 10 países.
A divisão funciona pela população total da região em questão multiplicada por 100 mil, a fim de representar uma escala per capita. Essa é uma forma de se obter uma visão mais precisa do nível de criminalidade em diferentes países, estados ou regiões, permitindo comparações mais objetivas entre eles.
As taxas de criminalidade podem variar significativamente entre países e são influenciadas por diversos fatores. Pobreza, desigualdade social e desemprego, por exemplo, tendem a aumentar a criminalidade. Em contrapartida, a oferta de uma boa garantia econômica no mercado de trabalho, junto com estratégias de segurança, tende a diminuir essas taxas.
Além disso, há uma forte correlação entre a idade e o crime, com a maioria dos crimes, especialmente os violentos, sendo cometidos por pessoas com idades entre 20 e 30 anos. No Brasil, existe uma problemática capaz de assumir uma colocação entre os países mais violentos do mundo.
Países com maior incidência criminosa
O Brasil apresenta uma das maiores taxas de criminalidade do mundo, ocupando a nona posição no ranking global. A violência é particularmente preocupante no país, especialmente quando se trata de crimes organizados e violentos – embora haja pouca distinção entre os termos.
Em 2020, a taxa de homicídios no Brasil foi de 23,6 para cada 100.000 habitantes, embora em anos anteriores tenha chegado a 30,8. O crime organizado é um grande desafio para o Brasil, já que tem expandido nos últimos anos e a violência entre grupos rivais é uma ocorrência comum. Tráfico de drogas, corrupção e violência doméstica são algumas das questões mais comuns enfrentadas pelo Brasil.
Confira o ranking completo
Os dados levantados tiveram como base os censos de cada país. Confira abaixo:
- Venezuela – 83,76;
- Papua Nova Guiné – 80,79;
- África do Sul – 76,86;
- Afeganistão – 76,31;
- Honduras – 74,54;
- Trinidad e Tobago – 71,63;
- Guiana – 68,74;
- Salvador – 67,79;
- Brasil – 67,49;
- Jamaica – 67,42.
Comentários estão fechados.