Os 20 melhores aplicativos para ler livros online

Ferramentas que permitem leitura pelo celular e, também, redes sociais, facilitando o acesso aos livros de onde você estiver.

0 51

O cheiro, o barulho das páginas folheando e o prazer de escolher um título nas prateleiras são, apenas, parte do que os amantes da leitura descrevem como justificativa para se entregarem, por completo, a este hábito tão saudável.

Mas, eles também sabem que, nem sempre, é possível adquirir um livro físico pelo preço das obras ou, ainda, sair carregando por aí! Por isso, alguns aplicativos facilitam e estimulam quem ama títulos de todos os estilos.

Trouxemos os 20 melhores aplicativos para você acessar obras, tanto pelo celular, quanto pelo Facebook.

1. Amazon Kindle

Uma das maiores vendedoras de livros eletrônicos do mundo possui o Kindle, e-reader próprio que permite o acesso a todos os benefícios do aplicativo em qualquer aparelho. Ou seja, com ele, o usuário pode levar os e-books adquiridos pela Amazon por qualquer celular ou tablet.

Outra vantagem é que o app possibilita criar coleções, além da pesquisa de conteúdos lidos, tanto em dicionários quanto sites como o Google. O aplicativo pode ser personalizado de forma que o leitor ajusta tamanho do texto e configurações de tela.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

2. Aldiko

Quem tem smartphone ou tablet com sistema Google pode usar e abusar do aplicativo que tem suporte para diferentes formatos, como PDF e ePUB. O sistema é capaz de gerenciar sua própria biblioteca, organizando os livros automaticamente.

O sistema de leitura comporta recursos como busca, marca texto e compartilhamento, além da configuração de recursos de tela. Além disso, o Aldiko pode contactar livrarias que permitem o empréstimo de livros. A única desvantagem é que, nenhuma, é em português.

Disponível para Android.

3. Comics by ComiXology

Este é para os fãs dos quadrinhos e é bem parecido com o Kindle. O aplicativo permite a compra de gibis pelo celular ou, ainda, o cadastro no serviço de assinatura mensal.

Disponível para Android e iOS.

4. Google Play Livros

A loja de livros eletrônicos tem livros pagos e gratuitos em diversas língua, incluindo, o português. Outra vantagem é o suporte de arquivos em ePUB e PDF que possibilita o uso do aplicativo para a leitura de títulos comprados em outras plataformas.

O app tem, ainda, outras funcionalidades, como organização da biblioteca, ferramentas de pesquisa e anotações, além de marca texto e busca.

Disponível para Android e iOS.

5. Google Play Banca

O app não é, exatamente, uma biblioteca virtual, mas, um banco de notícias personalizado. O usuário recebe notificações de leitura com temas variados, como negócios, entretenimento, moda e cultura.

Com ele, é possível personalizar o feed com artigos conforme as áreas de interesse, com acesso a portais de notícias, opções de arquivo de conteúdo e modo offline.

Disponível para Android e iOS.

6. Flipboard

Segue a linha do acesso a notícias, agregando conteúdo conforme as preferências do leitor. As atualizações seguem, também, as notícias que aparecem nas redes sociais.

Gratuito, é compatível com serviços como Linkedin, SoundCloud, Google+ e YouTube.

Disponível para Android e iOS.

7. Ebook Reader

A loja é difundida em diversos países e tem seu próprio aplicativo para gerenciar os produtos adquiridos no site. Além da simples leitura dos arquivos, o Ebook Reader tem mais funcionalidades, como suporte no formato ePUB.

Com o app, é possível editar as tags de cada livro, criar coleções de leitura, ajustar o modo de leitura, além daqueles recursos básicos de personalização.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

8. Kobo Reader

O Kobo tem criação canadense e está entre os principais aplicativos de leitura do mundo. Os brasileiros contam com a parceria da Livraria Cultura e, com isso, o usuário pode, tanto comprar os livros na plataforma quanto usá-la para leitura em formatos como o PDF e ePUB.

Uma característica interessante é que, além da leitura personalizada, o app permite o acesso a revistas e quadrinhos.

Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

9. iBooks

O leitor de livros digitais da Apple dá acesso direto à iBooks Store. Com isso, o usuário tem, à disposição, milhares de títulos em diversos idiomas. Além disso, dá opção de sete fontes diferentes, três opções de plano de fundo, interação com redes sociais e ferramentas de personalização. Tudo bem Steve Jobs.

O suporte para arquivos em PDF e ePUB permite que o app seja transformado em leitor padrão.

Disponível para iOS.

10. Wattpad eBook Reader

O foco é a distribuição gratuita de livros contando com mais de 10 milhões de obras oferecidas graças à interação de uma comunidade bem ativa. Autores consagrados, como Paulo Coelho, estão presentes.

Com o aplicativo, é possível personalizar a experiência de leitura, além de compartilhar conteúdo, ativar a função de novas descobertas, receber novidades e dicas de leitura, além de, pasmem, publicar seu próprio livro sem custo!

Disponível para Android e iOS.

11. Scribd

A proposta do Scribd é um pouco diferente. Trata-se de serviço de assinatura mensal então, o usuário tem acesso por meio do pagamento de taxa. O aplicativo não exige a compra de livros eletrônicos individuais.

O assinante tem acesso a qualquer obra do acervo, além de sincronizar ponto de leitura e anotações feitas em outros dispositivos, bem como a customização.

Disponível para Android e iOS.

12. Saraiva Digital Reader

A livraria favorita de muitos leitores conta com leitor digital físico, o Lev. O aplicativo permite comprar e-books na loja, com acesso a mais de 200 obras gratuitas e 12 mil títulos em português.

As funções de personalização não são tão variadas quanto a de outros apps, mas, com o Lev, o leitor pode habilitar ferramentas básicas, como marcador de página, anotações e marca-textos.

Disponível para Android e iOS.

13. Nook

Pertence à livraria norte americana Barnes & Nobles e oferece títulos grátis, bem como e-books pagos.

O app permite o acesso a publicações de jornais e revistas, além de dar ao usuário cinco livros mediante seu download.

Disponível para Android e iOS.

14. Moon+Reader

O leitor não está vinculado a nenhuma loja e, de quebra, suporta leitura em diversos formatos, como HTML, TXT, PDF e MOBI.

O Monn+Reader faz a linha completão, incluindo desde documentos básicos até histórias em quadrinhos. E tem aquelas ferramentas que todo mundo ama de personalização, como tradução, compartilhamento, marca textos, anotações e gerenciamento de biblioteca.

Disponível para Android (pago e gratuito).

15. Marvin

Assim como o Moon+Reader, o Marvin não pertence a nenhuma loja e funciona como organizador de biblioteca e leitor. O app tem as versões gratuita e paga que, claro, conta com funcionalidades a mais.

O aplicativo tem suporte PDF e trabalha com vários formatos, além das funções de personalização de leitura.

Disponível para iOS (pago e gratuito).

16. weRead

Uma funcionalidade interessante deste app acessível pela rede social e Google Play é participar de um clube de leitura por onde o usuário obtém recomendações literárias.

Disponível para Android e iOS.

17. GoodReads

Disponível pelo Facebook, o aplicativo permite que o usuário consiga saber o que seus amigos estão lendo.

18. VisualBookshelf

Com ele, é possível conhecer quem está lendo seu livro favorito, além de escrever e recomendar obras. Disponível pelo Facebook.

19. BookBooN.com

O aplicativo acessado pelo Facebook permite que o usuário faça download de livros de forma gratuita.

20. Livros Bookshare

Por fim, outro app que pode ser acessado pela rede social e permite, também, baixar livros gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.